Datas para inscrição Enem 2013

PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova fundamental para conseguir ingressar no ensino superior. A nota do estudante permite a participação do Sistema de Seleção Unificada e a disputa por bolsas de estudo através do Prouni.

O Enem 2013 abrirá o prazo de inscrição na próxima segunda-feira. (Foto:Divulgação)

Nesta quarta-feira (8), o Ministério da Educação definiu parte do cronograma do Enem. O edital com todas as normas da prova será publicado nesta quinta-feira (9), no “Diário Oficial da União”.

O Enem 2013 é critério obrigatório para os estudantes que desejam disputar vagas em mais de 100 instituições federais e estaduais.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Dicas para se dar bem Enem 2013

Enem 2013: datas para inscrição

O Enem 2013 espera ter 6,1 milhões de estudantes inscritos. O período para se inscrever no exame se estende do dia 13 a 27 de maio. A taxa de inscrição, que neste ano é de R$ 35, deverá ser paga até o dia 29 de maio.

Os estudantes das escolas públicas ou que pertençam às famílias carentes não precisam pagar a taxa de inscrição. Para um indivíduo se enquadrar na categoria de baixa renda, sua renda per capita deve ser de até um salário-mínimo e meio.

A inscrição no Enem 2013 terá a mesma mecânica dos anos anteriores. O estudante deverá acessar o site oficial do exame, preencher o formulário com os dados solicitados e imprimir a guia para pagar a taxa. Ao se inscrever, é recomendado que cada candidato fale sobre as suas necessidades especiais, como provas com letra em tamanho maior ou local acessível para deficientes físicos.

PUBLICIDADE
A taxa de inscrição é de 35 reais. (Foto:Divulgação)

Quando o processo de inscrição chegar ao fim, o MEC vai divulgar um número de telefone para que os estudantes entrem em contato para efetuar mudanças na lista de necessidades.

Expectativas para o Enem 2013

O Enem 2013 adotará o mesmo formato das edições anteriores, sendo composto por 180 questões objetivas e uma redação. O exame testará conhecimentos sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Neste ano, a logística do Enem envolverá 1.632 municípios brasileiros. Há ainda uma estimativa de que 13,5 milhões serão impressas. Em seu pronunciamento, o ministro Aluízio Mercadante falou sobre a importância dos candidatos inscritos efetivamente fazer a prova. Em 2012, aproximadamente 1,5 milhão não compareceram.

As provas do Enem 2013 serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. (Foto: Divulgação)

As provas do Enem 2013 serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. O MEC também garantiu que as redações serão corrigidas com mais rigor, incluindo a anulação de textos produzidos com teor de deboche.

Veja também: Curso para o Enem pelo celular 2013

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.