Prova de exatas do Enem: assuntos cobrados

De acordo com professores e especialistas em educação, nas provas de exatas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) geralmente são cobrados conteúdos mais…

De acordo com professores e especialistas em educação, nas provas de exatas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) geralmente são cobrados conteúdos mais básicos de matemática e física, ao contrário do que acontece nos vestibulares de algumas das principais universidades públicas do país.

O Enem 2013 está programado para os dias 26 e 27 de outubro (Foto: Divulgação)

E como o exame, que foi aplicado pela primeira vez em 1998, está sendo utilizado cada vez mais para a seleção dos futuros estudantes de diversas instituições de ensino superior do Brasil, é preciso se preparar bem para ter boas chances de conseguir aquela vaga que você tanto sonha.

No Enem 2013, a concorrência estará bastante acirrada, já que de acordo com os dados do Ministério da Educação, 7.173.574 pessoas se inscreveram para fazer as provas, que serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Se você é um dos candidatos, confira as dicas a seguir e saiba o que estudar para a prova de exatas do Enem.

Assuntos cobrados na prova de matemática do Enem

As funções estão entre os assuntos que costumam cair na prova de matemática do Enem (Foto: Divulgação)

Entre as provas do Enem, uma das mais temidas pelos candidatos certamente é a de matemática, disciplina que costuma assombrar a muitos alunos do ensino médio. Porém, estudando atentamente alguns conceitos mais básicos, você pode se sair bem nos testes.

Se você está se perguntando o que cai na prova de matemática do Enem, saiba que geralmente há questões envolvendo conteúdos como geometria plana e espacial (conceitos fundamentais), estatística, proporção, volume, probabilidade, área, contagem e funções.

Continuar Lendo  Inscrições para o Enem abrem nesta segunda-feira

Outros assuntos cobrados na prova de matemática do Enem costumam ser as relações fundamentais da trigonometria, como o teorema de Pitágoras. E para ficar ainda mais preparado para os testes, uma dica interessante é fazer simulados do Enem, que são disponibilizados gratuitamente na internet.

Assuntos cobrados na prova de física do Enem

No caso da prova de física, a cinemática é um tema recorrente, sendo cobrado diversas vezes (Foto: Divulgação)

Já entre os assuntos cobrados na prova de física do Enem, normalmente aparecem temas como gravitação (leis de Kepler), óptica (especialmente do olho humano), cinemática, eletricidade (resistência elétrica), aplicação das leis de Newton, ondas e magnetismo, calor e temperatura.

Outros assuntos cobrados na prova de exatas do Enem, envolvendo a disciplina de física, também podem ser os conceitos de energia e potência, aparecendo em questões relacionadas a situações cotidianas. Por isso, não deixe de reforçar os estudos nessas áreas, pois assim você ficará bem preparado para encarar os exames e se sair muito bem.

Top