Dicas para estudar Língua Portuguesa em casa

A Língua Portuguesa nem sempre é a disciplina escolar favorita das crianças e jovens. Isso acontece porque alguns tem dificuldades de aprender as suas…

A Língua Portuguesa nem sempre é a disciplina escolar favorita das crianças e jovens. Isso acontece porque alguns tem dificuldades de aprender as suas muitas regras de ortografia e gramática. Fora isso, quem estuda na rede pública nem sempre tem condições adequadas para aprender essa e outras disciplinas fundamentais para o desenvolvimento intelectual, fazendo com que a pessoa desista de aprender e passe a não gostar do desconhecido mundo das letras.

Leia mais sobre: Como ajudar a criança a estudar língua 

 

Aprenda lendo livros (Foto: Divulgação)

Porém, é fundamental aprender o português. Saber pronunciar corretamente as palavras, escrever frases com a devida concordância e não errar na ortografia fará de você um profissional mais bem visto e com possibilidades de desenvolvimento. Fora isso, quem pretende fazer um curso superior, mesmo que Exatas, precisa do domínio da linguagem para facilitar esse processo. Quem ainda tem dificuldades em aprender essa disciplina deve ver as dicas abaixo para estudar português em casa.

Leia e aprenda sem fazer esforço

A leitura é o melhor jeito de estudar o português, não só em casa, mas em qualquer outro lugar que você esteja. Leia jornais, revistas, livros, gibis e até matérias na internet. O seu vocabulário vai aumentar e certamente as dúvidas com relação a gramática e ortografia vão diminuir.

Estudar em casa é um modo de reforçar o que se aprende na escola

Adultos que voltaram a estudar após uma certa idade, principalmente os que estão aprendendo a ler e escrever, acabam tendo uma dificuldade maior com relação a Língua Portuguesa. Para essas pessoas e tantas outras que ainda estão estudando essa disciplina na escola, o bom mesmo é reservar uma hora do dia para a revisão da matéria. Procure um local tranquilo e refaça os exercícios, leia o conteúdo dos livros didáticos e apostilas e turbine o seu português.

Continuar Lendo  Conheça as regras para conseguir bolsas de pós-graduação

Saiba mais sobre: Aulas de português grátis online

 

Estude protuguês em casa (foto: Divulgação)

Ajude as crianças a estudar Língua Portuguesa

As crianças que precisam estudar a Língua Portuguesa tem dificuldades, na maioria das vezes, em fazer isso sozinhas em casa. Por isso, os pais devem participar desse momento, e verificar se as atividades estão corretas. Mas, jamais resolva as questões para os filhos, pois assim eles não aprenderão.

Use o dicionário para estudar português em casa

O maior aliado do estudo de português é o dicionário. Esse livro com o significado das palavras, sinônimos, antônimos e até dicas de onde utilizar termos, deve ser um parceiro de estudo, levado para todas as partes. Sempre estiver lendo algo ou fazendo um exercício de português e surgir uma dúvida, consulte o dicionário. Com o tempo você não vai precisar dele com tanta frequência.

Top