Cursos menos concorridos Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) já iniciou o período de inscrições para o processo seletivo de 2014. A prova tem como objetivo…

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) já iniciou o período de inscrições para o processo seletivo de 2014. A prova tem como objetivo classificar os alunos para ocupar 11.057 vagas, distribuídas em 249 cursos da Universidade de São Paulo (USP). Os interessados em participar da Fuvest 2014 devem se inscrever até o dia 10 de setembro e pagar a taxa de 130 reais.

A Fuvest é o vestibular mais concorrido do país. (Foto:Divulgação)

A primeira fase da Fuvest, que neste ano acontecerá no dia 24 de novembro, é composta por 90 questões de Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. Os candidatos aprovados são convocados para a segunda fase (5, 6 e 7 de janeiro de 2014), na qual precisam fazer uma redação e responder questões dissertativas de conhecimentos específicos.

A grande concorrência da Fuvest

O vestibular da Fuvest é considerado o mais concorrido do Brasil. Em 2012, cerca de 160 mil pessoas prestaram a prova. Dos cursos mais concorridos, 22 tiveram queda na nota de corte com relação ao ano anterior. A redução das notas mínimas se deu mesmo com a avaliação contendo uma questão a mais.

Medicina permanece como o curso mais concorrido da Fuvest. Engenharia, Direito, Jornalismo e Arquitetura também são tradicionalmente muito procurados pelos estudantes. No último ano, aumentou o interesse por Ciências Biológicas e Artes Cênicas.

Os cursos com menor concorrência na Fuvest

Algumas pessoas não estão dispostas a enfrentar a grande concorrência para se tornar aluno da USP, por isso acabam optando pelos cursos menos procurados da Fuvest. Estas opções de formação possuem nota de corte mais acessível e também não possuem um grande número de candidatos por vaga.

Confira a seguir as carreiras menos concorridas da Fuvest, de acordo com os números do vestibular 2013:

Leia Também:  Lei de cotas sociais nas universidades federais 2012

Gestão Ambiental: curso disponível na USP Leste, com 3,94 candidatos por vaga. O profissional formado nesta área tem como objetivo propor soluções que minimizem os impactos ambientais. A formação foca no uso sustentável de recursos naturais, recuperação de áreas degradadas e planejamento ambiental.

Matemática é um dos cursos com menor concorrência. (Foto:Divulgação)

Matemática: o curso de licenciatura em São Carlos tem concorrência de apenas 3,94 candidatos por vaga. A formação tem como objetivo preparar professores para atuar na rede pública ou privada. A carreira é interessante devido à escassez de bons profissionais no mercado.

Letras: a concorrência é de 3,89 candidatos por vaga. O aluno pode ser professor, direcionar o seu trabalho para a área de pesquisa ou trabalhar com revisão e edição de textos.

Lazer e Turismo: curso da USP Leste, com concorrência de 3,86 candidatos por vaga. Ele forma profissionais com capacidade de intervenção no setor turístico.

Ciências Exatas: curso de licenciatura, com concorrência de 3,72 candidatos por vaga. A formação capacita os profissionais para trabalhar em escolas ou centros educacionais.

Informática Biomédica: curso oferecido em Ribeirão Preto, com 3,55 candidatos por vaga. O profissional formado tem condições de desenvolver sistemas para a área de saúde.

Fonoaudiologia: o curso de Ribeirão Preto tem concorrência de 3,53 candidatos por vaga. Os alunos aprendem a trabalhar com audição, fala, linguagem, voz, entre outros temas.

Química: curso de licenciatura, com concorrência de 3,53 candidatos por vaga em Ribeirão Preto. A habilitação é para professores, mas muitos profissionais constroem carreira no setor industrial.

Música: na ECA, a concorrência é de 3,37 candidatos por vaga. O curso capacita os alunos para atividades como compositores, regentes, cantores e professores de música.

Leia Também:  Prêmio Jovem Cientista 2013: inscrições

Matemática Aplicada: o curso, com concorrência de 3,04 candidatos por vaga, forma profissionais para trabalhar no mercado financeiro.

Gerontologia: o curso, com concorrência de 2,95 candidatos por vaga, habilita profissionais para a gestão de atenção à pessoa idosa.

Engenharia de Biossistemas teve concorrência de 2,68 candidatos por vaga. (Foto:Divulgação)

Engenharia de Biossistemas: em Pirassununga, a concorrência é de 2,68 candidatos por vaga. O curso forma profissionais para desenvolver sistemas ligados ao setor agropecuário.

Ciências da Atividade Física: o curso tem concorrência de 2,63 candidatos por vaga. Os profissionais formados ajudam todos os tipos de pessoas a praticar exercícios, incluindo idosos, obesos, crianças e deficientes.

Geociências e Educação Ambiental: o curso de licenciatura, com concorrência de 2,6 candidatos por vaga, forma professores para a educação básica e ensino técnico.

Ciências da Natureza: disponível na USP Leste, o curso tem concorrência de 2,23 candidatos por vaga. Ele forma professores e profissionais aptos para trabalhar com educação ambiental.

Top