Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Bichos > Cuidado ao adquirir um bichinho de estimação

Cuidado ao adquirir um bichinho de estimação

Por Isah

Cuidado ao adquirir um bichinho de estimação, afinal, trata-se de um ser vivo e não de um objeto. Muitas pessoas resolvem aumentar a família adotando ou comprando um pet, mas nem sempre estão preparadas para cuidar do animal da melhor forma possível.

Cuidado ao adquirir um bichinho de estimação. (Foto Ilustrativa)
Cuidado ao adquirir um bichinho de estimação. (Foto Ilustrativa)

Ter um animal de estimação em casa é tudo de bom. Além de ser uma excelente companhia, o pet também tem o poder de melhorar a energia do lar. No entanto, se você está pensando em adotar um cão, gato ou outro bichinho, saiba que isso também significa ter novas responsabilidades.

Leia mais: Alimentos proibidos para seu bicho de estimação

Cuidado ao adquirir um bichinho de estimação

Cuidado ao adquirir um bichinho de estimação! Veja a seguir algumas dicas importantes para quem deseja ter um pet em casa:

Decisão

A decisão de comprar ou adotar um animal de estimação deve ser tomada em conjunto. Ou seja, os moradores da casa devem conversar sobre o assunto e chegar a um acordo. Antes de decidir, também é importante considerar se algum membro da família tem alergia.

Saúde do pet

Preocupe-se com a saúde do bicho. Antes de levá-lo para casa, certifique-se de que as vacinas estão em dia para que ele não corra o risco de desenvolver doenças. Também é fundamental se programar para fazer visitas regulares ao veterinário.

Preocupe-se com a saúde do pet. (Foto Ilustrativa)
Preocupe-se com a saúde do pet. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Como aquecer o bicho de estimação durante o inverno

Cuidados diários

Os moradores precisam se preocupar com os cuidados diários do animal de estimação. Isso implica em fornecer ração de qualidade, garantir espaço de acordo com as necessidades da espécie ou raça, disponibilizar água fresca, manter o local sempre limpo e, em alguns casos, dar banho semanalmente.

Atenção e carinho

Todo bichinho de estimação precisa de atenção e carinho. Portanto, o dono deve reservar alguns momentos do dia para fazer passeios ou brincar com o pet. Essa recomendação é ainda mais importante nos casos dos cães.

Além de ração, o animal também precisa de carinho. (Foto Ilustrativa)
Além de ração, o animal também precisa de carinho. (Foto Ilustrativa)

Comprometimento

Ao adotar ou comprar um pet, você está assumindo o compromisso com uma vida. Um cãozinho, por exemplo, vive em média 15 anos. Com o passar do tempo, ele tem mais chances de adoecer. Quando o animal ficar velhinho, os cuidados devem ser intensificados. Jamais abandone!

Veja também: Dicas para escolher o seu animal de estimação

Cuidado ao adquirir um bichinho de estimação. Ter um animal em casa significa estabelecer uma relação de longo prazo, portanto, a adoção ou compra não pode ser realizada por impulso. Não ceda ao modismo e procure pensar se você e sua família realmente têm condições de oferecer um lar ao pet. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre bichos.

 

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *