Como aquecer o bicho de estimação durante o inverno

O Inverno é uma estação deliciosa: assistir filmes em família acompanhado por um magnífico chá da tarde são marcos que fazem desta época algo…

O Inverno é uma estação deliciosa: assistir filmes em família acompanhado por um magnífico chá da tarde são marcos que fazem desta época algo maravilhoso e inigualável. No entanto, o mesmo pode não ser para os nossos animais de estimação, que muitas vezes acabam sofrendo demasiadamente com o advento deste período mais frio do ano.

Saiba como aquecer seu animal de estimação durante o Inverno

Quando a temperatura cai, não só os seres humanos como também os cães, gatos e diversos animais sofrem com a baixa imunidade, sensibilidade nos ossos e demais órgãos ou uma maior vulnerabilidade à contração de vírus e outras patologias. Por isso, sua atenção deve ser dobrada a fim de cuidar da saúde de seu melhor amigo. Desta forma, elaboramos esta matéria sobre como aquecer o seu bicho de estimação durante o Inverno, de acordo com as necessidades de cada bichinho. Confira :

Cães

Existem vários tipos de cães, porém os idosos e os que possuem pelos curtos são os que mais sofrem com o advento do Inverno. Para estes, providencie roupinhas especiais que não deixem seu amigo desconfortável – caso contrário eles procurarão retirar ou até mesmo rasgar a peça.

Providencie roupas adequadas, que não incomodem o seu cão

Uma dica importante para manter a saúde de seu cachorro em dia é brincar sempre com ele, visto que cães sedentários possuem uma sensibilidade maior no organismo. Assim, toda oportunidade que o sol aparecer, procure realizar um passeio ou efetuar brincadeiras que estimulem a atividade física.

Leia mais: Como cuidar de cães nos dias de frio.

Gatos

Os gatos são animais um pouco mais difíceis de lidar durante o Inverno: se o seu amigo adora dar uma escapada durante as noites, todas as vezes em que ele voltar procure secar bem os seus pelos, visto que o sereno e a umidade são fatores que também abaixam a imunidade.

A atenção para com os gatos deve ser dobrada, visto que são animais mais difíceis de lidar

Providencie também uma cama bem quentinha para o seu amiguinho – ela pode ser montada com uma simples caixa de papelão forrada com cobertores, que o deixarão quentinho durante esta época do ano.

Leia Também:  Dieta: cuidados para perder peso

Aves

Muitas pessoas deixam seus pássaros do lado externo do ambiente doméstico. Porém, antes de ter este animalzinho em casa, você deve estar bem atento ás previsões do tempo, a fim de nunca deixá-lo exposto ao vento ou à chuva.

Por serem mais frágeis, para aquecer este bicho de estimação durante o Inverno, coloque sempre um pano sobre a gaiola e deixe-a em um local quentinho dentro de sua própria casa. Feito, observe com frequência o comportamento de seu pássaro, visto que os possíveis sintomas de um resfriado são bem discretos no início. Assim, em caso de alterações comportamentais, consulte imediatamente um veterinário.

É importante lembrar os donos de nunca darem banho em suas aves durante o Inverno. Caso seja possível, disponha também de  tocas ou casinhas para que o animal se abrigue.

Veja algumas fotos dos modelos de casinhas para passarinhos disponíveis.

Dicas Importantes

Durante a época mais fria do ano, o metabolismo gasta mais energia, sendo extremamente essencial que você alimente o seu bichinho com uma quantidade maior de comida. Além disso, os animais ficam mais carentes e precisam muito mais de seus donos quando cai a temperatura – portanto, para aquecer o bicho de estimação durante o Inverno, cuide da saúde de seu companheiro da melhor maneira, cedendo a ele muito amor e atenção.

Top