Menu

Artesanato

Atualizado em 15 de setembro de 2012, às 9:06
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cortina para janelas com rolhas – passo a passo

Para inovar o visual da janela e deixá-la com um charme rústico, experimente usar uma cortina feita com rolhas de cortiça.

Em busca de ideias para fazer cortinas artesanais? Então vale a pena apostar no trabalho com rolhas. As peças são confeccionadas a partir de uma técnica simples e prática, além do que representam uma ótima ideia para reaproveitar os materiais recicláveis.

515021 Cortina para janelas com rolhas Passo a passo 2 Cortina para janelas com rolhas   passo a passoAs rolhas de vinho ganham novas utilidades através do artesanato. (Foto:Divulgação)

Dicas de artesanato com rolhas

As rolhas, que servem para fechar a garrafa de vinho ou outras bebidas, normalmente são descartadas quando a bebida chega ao fim. No entanto, se a pessoa guardar as peças, logo ela terá a quantidade o suficiente para montar um maravilhoso acessório artesanal. Caso seja complicado juntar as rolhas, existe a possibilidade de comprá-las em uma loja de embalagens.

Os pedaços de cortiça não servem apenas para fazer cortinas, mas também possuem muitas outras finalidades, sobretudo no que diz respeito à decoração da casa. O material pode ser usado na confecção de tapetes para banheiro, porta-retrato, esculturas, descanso de panela, guirlanda e até mesmo poltrona.

Antes de usar as rolhas, para qualquer tipo de trabalho artesanal, é importante prepará-las. Por isso, vale a pena realizar uma boa lavagem das peças de cortiça, removendo o resíduo de vinho. Para que a rolha não esfarele ou fique torta, é recomendado deixá-las de molho na água quente por 10 minutos, antes de fazer o corte.

Veja também: Luminárias para fazer em casa, passo a passo

Como fazer cortina de janela com rolhas?

515021 Cortina para janelas com rolhas Passo a passo 1 Cortina para janelas com rolhas   passo a passoA cortina com rolhas para a janela é rústica e charmosa. (Foto:Divulgação)

A cortina é um acessório essencial na decoração de um ambiente, afinal, ela controla a entrada de luz e garante privacidade. Quando a peça é confeccionada artesanalmente com rolhas, o resultado fica muito bonito e sofisticado. Além de cumprir com a proposta de um modelo convencional, a cortina com pedaços de cortiças também acrescenta um charmoso toque rústico ao espaço decorado.

As rolhas da cortina podem ser usadas com a cor natural da cortiça ou também existe a possibilidade de pintá-las de forma colorida, para inovar o acabamento. Enfim, o trabalho depende do gosto do morador e do ambiente onde será inserido.

Existem dois modelos de cortinas que podem ser confeccionados com rolhas: a que substitui a porta e a que veste a janela. As duas opções são bem interessantes e criam um efeito bonito na estética da casa, principalmente se a proposta consiste em deixar a moradia mais aconchegante.

515021 Cortina para janelas com rolhas Passo a passo Cortina para janelas com rolhas   passo a passoCortina feita simplesmente com rolhas e barbante. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir o passo a passo da cortina com rolha para a janela:

Materiais

- Rolhas limpas;
- Barbante.

Como fazer?

1. Faça um furo estreito no centro de cada rolha, usando uma furadeira;

2. Em seguida, corte o barbante da altura do varão até um palmo abaixo do parapeito da janela;

3. Depois, passe o barbante pelos furos de cada rolha, dando um nó em cada extremidade para que as peças de cortiça tenham estabilidade;

4. Faça vários fios seguindo este procedimento e lembre-se em deixar um espaço entre as rolhas;

5. Por fim, amarre os barbantes com rolhas no varão.

A cortina de rolhas vai deixar a janela personalizada e com um balanço muito bonito.

Veja também: Cortinas ou persianas – qual escolher