Cortinas ou persianas – qual escolher

As pessoas costumam ficar em dúvida na hora de vestir as janelas, afinal, são muitas possibilidades oferecidas pela decoração. Para montar um ambiente com…

A cortina deixa o ambiente mais charmoso.

As pessoas costumam ficar em dúvida na hora de vestir as janelas, afinal, são muitas possibilidades oferecidas pela decoração. Para montar um ambiente com visual mais clássico e básico, vale apostar nas cortinas como elementos decorativos. No caso de um ambiente mais moderno e com necessidade de luz controlada, então a solução está em aderir persianas.

Antes de escolher entre persianas ou cortinas, procure considerar fatores que envolvem a funcionalidade e estética das peças. As duas opções se adaptam bem aos ambientes residenciais e são capazes de deixar as áreas mais agradáveis. Mas, é importante que exista uma harmonia com as cores e tecidos que aparecem na decoração do espaço.

As cortinas e persianas possuem características em comum, como é o caso da capacidade para regular a entrada de luz nos ambientes internos. Elas são peças versáteis, que funcionam tanto em áreas de convívio como nas áreas de intimidade da casa. No entanto, alguns fatores são determinantes para a escolha das melhores peças.

Quando usar cortinas?

Cortinas com belo caimento decoram a sala de estar.

As cortinas são convencionais e recorrentes na decoração da casa. Durante o inverno, elas costumam se apresentar em versões mais pesadas nos lares para deixar os ambientes mais aconchegantes. Já no verão as cortinas confeccionadas com tecidos leves, claros e suaves ganham espaço na decoração para aliviar o calor e favorecer o frescor dos cômodos.

Há algumas regras importantes para o uso das cortinas em casa, principalmente quando se trata das áreas sociais. Na sala de estar, por exemplo, jamais as janelas podem ser vestidas por peças curtas e sem caimento. Porém, no quarto do bebê, a decoração dá mais liberdade para adotar cortinas pequenas e estampadas.

Leia Também:  Maiôs Plus Size para gordinhas, dicas, modelos

Para facilitar as combinações e não precisar trocar as cortinas com tanta frequência, prefira sempre o tecido branco e liso. Esta opção favorece a luz dentro de casa, não desbota e facilita a tarefa de combinar com as outras peças em quase 100%. Lembre-se de que a simplicidade é o elemento básico para uma decoração sofisticada.

Quando usar persianas?

Persianas verticais na decoração.

As persianas são capazes de reativar a decoração de ambientes modernos e criam uma atmosfera mais confortável no ambiente. As peças vestem as janelas com mais praticidade, ou seja, facilitam a tarefa de abrir e fechar. A estrutura em lâminas permite ter um controle mais apurado da entrada de luz e consegue arejar a casa na dose certa.

Quem está interessado em comprar persianas deve preparar o bolso. O acessório é bem mais caro do que a cortina convencional e requer um projeto mais cuidadoso. Encontradas nos modelos verticais e horizontais, as persianas são eficazes na decoração para tornar o acabamento mais elegante. Diferentes das cortinas, elas não precisam ter um caimento até o chão nas áreas sociais da casa, devem apenas cobrir a estrutura da janela.

Aproveite as dicas e inove a decoração com persianas ou cortinas

Top