Menu

Bem Estar

Atualizado em 11 de julho de 2012, às 7:51 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Como lavar roupas coloridas: dicas

Suas roupas coloridas estão ficando manchadas ou perdendo a cor? Saiba como evitar isso com soluções caseiras.

As roupas coloridas podem perder a cor, ficando apagadas ao longo do tempo. Além disso, é preciso lavar com cuidado para evitar que as peças de roupa que soltam tinta manchem as outras. Uma sugestão que serve para as peças coloridas de um modo geral é evitar deixar que sequem expostas diretamente ao sol, já que isso pode queimar as peças das roupas levando ao desbotamento da cor. Convém sempre olhar a etiqueta da peça e verificar as instruções de lavagem fornecidas pelo fabricante.

482781 Como lavar roupas coloridas 2 Como lavar roupas coloridas: dicasSepare sempre as roupas por cor (Foto: divulgação)

Dicas para uma boa lavagem

Procure separar as peças de roupa entre brancas, de cores claras, médias e escuras para evitar que manchem e não deixe de molho por mais de uma hora. As peças de roupa de cor verde ou vermelha precisam ser lavadas e enxaguadas com rapidez. Depois disso, você pode mergulhá-las em uma solução feita com água, suco de limão ou vinagre. Para roupas pretas, você pode utilizar uma mistura de água e sal e deixar a peça de molho durante alguns minutos ou adicionar anil ao último enxague.

482781 Como lavar roupas coloridas 1 Como lavar roupas coloridas: dicasSeguindo alguns cuidados durarão por mais tempo (Foto: divulgação)

Peças estampadas também merecem um cuidado especial e não podem ser deixadas de molho. Além de lavá-las com rapidez para evitar que fiquem manchadas é preciso secá-las na sombra. Outra solução caseira para evitar que as peças percam a cor e manchem é acrescentar um pouco de vinagre e sal quando for enxaguar pela última vez.

482781 Como lavar roupas coloridas 4 Como lavar roupas coloridas: dicasEvite secar as roupas ao sol (Foto: divulgação)

Roupas bordadas e estampadas

Se sua roupa tiver bordados coloridos o ideal é lavá-la apenas com água e sabão branco. Você pode acrescentar uma pequena quantidade de vinagre na última lavagem, o que poderá contribuir para que as cores continuem vibrantes.

Pode ocorrer de peças estampadas ou listradas que tenham fundo branco mancharem após terem secado, por isso é preciso colocá-la para lavar de novo e enxaguar diversas vezes. Na último enxague você pode acrescentar três colheres (sopa) de vinagre e tirar o excesso de água apertando a peça de roupa entre dois tecidos secos. Antes que a peça seque completamente, você deve passá-la no ferro quente. Para saber mais sobre o cuidado com as roupas confira também:

Cuidados com a lavagem e secagem das roupas

Bolinhas em tecidos: como tirar, dicas