Cuidados com a lavagem e secagem das roupas

Lavar roupas parece uma atividade corriqueira e fácil, mas é necessário tomar alguns cuidados para que as peças não sejam danificadas no processo. Outro…

Por Isabella Moretti em 24/04/2012

Lavar e secar roupas são tarefas que exigem cuidados.

Lavar roupas parece uma atividade corriqueira e fácil, mas é necessário tomar alguns cuidados para que as peças não sejam danificadas no processo. Outro desafio doméstico está na etapa de secagem, que sugere dificuldades principalmente na hora de pendurar as roupas no varal.

Para quem é inexperiente nas tarefas de casa, vale a pena contar com algumas dicas capazes de simplificar o serviço. Confira a seguir algumas instruções para lavar e secar roupas, sem transtornos com manchas ou peças desbotadas.

Dicas para lavar roupas

Separe as roupas antes de colocar na máquina, de acordo com modelo e cor.

• O primeiro passo para fazer a lavagem é organizar as roupas, ou seja, separá-las por tipo de peça e cores. Os itens coloridos jamais devem ser lavados com os brancos, caso contrário causará manchas no tecido mais claro.

• Antes de iniciar a lavagem das roupas, é importante verificar as restrições da etiqueta de cada peça. Assim fica mais fácil preservar uma peça mais sensível e aumentar a sua durabilidade.

• Para melhorar a remoção de sujeiras e manchas, use um pouco de alvejante na lavagem junto com sabão. O uso do amaciante é muito importante para deixar a roupa macia e perfumada.

• Use as novas tecnologias para lavar roupa com mais facilidade. Adicione sabão em pó e amaciante nos recipientes indicados dentro da lavadora, depois coloque o equipamento para funcionar. Caso haja dúvida sobre qual função usar, opte sempre pelo ‘normal’. O sistema automático vai bater e centrifugar em pouco tempo.

Dicas para secar roupas

Roupas expostas ao sol por muito tempo podem ser danificadas.

• Antes de pendurar as peças de vestuário no varal, é importante verificar se não há resíduos de sabão em pó ou amaciante. Os tecidos que não são enxaguados corretamente perdem a qualidade e desbotam facilmente. Veja também na etapa de pré-secagem se os prendedores não estão sujos. As cordinhas do varal podem apresentar algum tipo de sujeira, por isso passe pano úmido.

• Comece a pendurar as roupas no varal a partir da extremidade mais firme, tomando cuidado com o que as ações externas podem causar nos tecidos. É indicado secar roupas brancas e claras no sol, enquanto as peças coloridas são submetidas a uma secagem na sombra para não desbotar.

• As roupas estendidas no varal não podem ficar expostas aos raios solares por muito tempo, por isso é importante recolhê-las logo após a secagem. Até mesmo as peças brancas quando ficam por muito tempo embaixo do sol acabam amarelando.

• Peças de lã devem ser secadas na horizontal para não deformar, enquanto as roupas de algodão podem ser penduradas verticalmente no varal porque são mais resistentes.

Aproveite essas dicas para manter as suas roupas limpas e conservadas.

Top