Menu

Moda

Atualizado em 25 de novembro de 2012, às 6:52
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Calças com listras: dicas, como usar

Amadas por muitas e odiada por outras, as calças com listras estão aí, fazendo sucesso. Veja nossas dicas para usá-las.

Muito usadas na década de 80, as calças com listras estão de volta, há algumas estações. Amadas por muitas mulheres e odiada por outras, as peças com este tipo de estampa causam muitas controvérsias. Há quem diga que os efeitos de emagrecer e engordar com listras não existem. Contudo, um olhar mais atento nas diferentes formas com que estas são empregadas, nas roupas, faz com que se veja alguma diferença, sim. Dependendo da largura das listrinhas, bem como de suas cores, a silhueta passa, visualmente, por uma modificação.

543331 Calças com listras dicas como usar.1 Calças com listras: dicas, como usarListra lateral, escura e fina + fundo marrom conferiram curvas ao corpo (Foto: Divulgação)

Outra característica das roupas listradas é o impacto visual que elas causam. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida quanto à compra de uma peça, pensando que não será tão simples combiná-las com outras roupas, sapatos e acessórios. Realmente, as listras roubam a cena, mas não são tão complicadas, assim.

Existem inúmeros modelos de calças com listras largas, estreitas, bicolores, coloridas ou com listras laterais. Cada uma resulta num efeito diferente e interessante. Veja nossas dicas para usá-las, sem erro.

Largura das listras

As calças com listras fininhas causam a ilusão de que as pernas e o quadril são um pouco menores. Se a estampa contiver cores escuras em largura maior do que as claras, melhor ainda, pois se terá uma espécie de fundo para as cores suaves e isso diminui a área. Mulheres que têm este tipo de corpo devem evitar listras muito largas. Já as magrinhas podem apostar em faixas maiores, pois terão suas medidas aumentadas.

543331 Calças com listras dicas como usar.2 Calças com listras: dicas, como usarCalças com diferentes tipos de listras e seus efeitos (Foto: Divulgação)

As listras laterais das calças, sejam em branco e preto ou coloridas, têm um efeito parecido. Quem deseja diminuir as medidas deve optar pelos modelos com fundo escuro e faixa mais clara, de preferência larga. Por outro lado, se quiser aumentar pernas e quadril, boas pedidas são as calças com listras finas escuras e fundo claro. Um bom exemplo é a primeira imagem, acima, em que a garota escolheu um modelo com fundo marrom e faixa escura. Repare como suas medidas parecem maiores.

Como combinar calças listradas

Mulheres mais básicas podem usar calças com listras e blusas monocromáticas, de preferência as que tenham a cor igual a uma das faixas. Já as mais moderninhas podem apostar em blocos de cores ou até mesmo na combinação das listras com outras estampas mais ousadas, como as animal print. Neste caso, há que se ter cuidado com o restante do look, que deve ter acessórios que combinem com o conjunto.

543331 Calças com listras dicas como usar.3 Calças com listras: dicas, como usarListras com fundos escuros afinam a silhueta (Foto: Divulgação)

Os sapatos que combinam com listras são inúmeros. Depende do estilo do look e do tecido da calça. Uma peça em alfaiataria, por exemplo, fica ótima com um scarpin, desde que se saiba combinar as cores da produção. Na dúvida, deve-se investir em cores neutras e modelos discretos.

Aproveite que as calças listradas estão em alta e dê um up, em seu visual. A estampa é impactante e dá um ar bem moderno ao look.

Veja outras formas de emagrecer: Conheça os truques da moda para alongar a silhueta 

Aproveite o calor! Use saias listradas: Dicas para usar saia listrada