Saúde

Benefícios da granola para saúde

Por Andre

Emagrecer, prevenir câncer e dar mais energia para o dia a dia. Esses são alguns dos benefícios da granola para saúde, com os quais você pode contar se passar a consumir esse alimento com mais frequência.

Benefícios da granola para saúde (Foto: Pixabay)

O que é granola? Trata-se de um alimento composto por uma mistura de grãos e cereais torrados (geralmente flocos de aveia, trigo, arroz, centeio e flocos de milho), combinados com oleaginosas (nozes, amendoins, castanha do Pará, etc), sementes (linhaça, gergelim, chia) e frutas secas (uva passas, maçã, ameixa preta e damasco).

A granola pode ou não conter açúcares e glúten, e normalmente faz parte de um cardápio saudável seguido por quem está de dieta e quer perder peso, sendo uma grande fonte de fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino, controle do colesterol e da glicemia.

Benefícios da granola para saúde

A granola é uma boa pedida para acompanhar iogurtes e outros produtos (Foto: Pixabay)

Um dos principais benefícios da granola é melhorar o funcionamento intestinal, graças à grande quantidade de fibras que oferece, o que contribui para estimular o funcionamento adequado e a melhorar os sintomas da prisão de ventre.

Ela também dá muito mais energia e vitalidade, por ser ótima fonte das vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, trazendo ainda minerais como zinco, cromo, selênio e manganês. Essa combinação é ótima ainda para retardar o envelhecimento e combater os radicais livres.

Outra coisa que a granola faz é contribuir para aumentar a imunidade, protegendo o organismo de uma série de doenças, além de combater a anemia (tem uma quantidade significativa de ferro) e de prevenir câncer.

Granola emagrece

Quer perder peso? A granola pode te ajudar (Foto: Pixabay)

É verdade que comer granola ajuda a emagrecer? Sim, pois ela aumenta a sensação de saciedade, deixando a absorção de carboidratos mais lenta e inibindo a liberação de grelina, hormônio que faz com que o corpo sinta fome, ajudando a evitar os excessos na hora de comer.

Além disso, ela possui baixos teores de sódio e colesterol, substâncias que estão por trás da obesidade crônica.

Granola é bom para o coração

Granola com frutas é um prato excelente para quem está de dieta (Foto: Pixabay)

Ela reduz o colesterol ruim e promove a difusão do colesterol saudável, impedindo o desenvolvimento de placas nas veias e artérias, contribuindo para um melhor controle da pressão arterial e prevenindo doenças cardíacas.

Vale ressaltar que para aproveitar todos esses benefícios, você não deve exagerar no consumo de granola (a quantidade recomendada é de 2 a 3 colheres de sopa por dia) e precisa ter cuidado ao escolher o produto, pois algumas versões não são muito saudáveis.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Saúde

Chá Calmante Para Dormir

Saúde

Antistax Tratamento Para Varizes

Saúde

Tratamento Gratuito para Pessoas com Obesidade

Bem Estar

Como Fazer uma Dieta Corretamente

Comentários