Search

Alimentos que atuam contra cólica menstrual

Comer muitas folhas verdes escuras, alimentos ricos em magnésio como a banana e praticar exercícios físicos todos os dias ajuda a inibir as cólicas durante a menstruação.
Google plus

São poucas as mulheres podem dizer que passam pelo período menstrual sem sentir dor alguma. Para a grande maioria essa fase do mês não traz boas recordações. Entre 70 e 90% do público feminino sofre de dismenorreia a popular cólica, capaz de deixar a mais doce das mulheres com um mau-humor insuportável. Para metade das que se queixam de dor, atividades normais do dia a dia são realizadas diante de muito esforço, prejudicando seu desempenho no trabalho e na escola. Para ajudar as mulheres a passarem por esse período menstrual sem sentir as cólicas fortes, separamos algumas dicas de alimentação.

Leia mais sobre: Alimentos e exercícios contra cólica menstrual

As cólicas menstruais prejudicam o desempenho das mulheres no trabalho e nas atividades diárias (Foto: Divulgação)

Alimentação contra as cólicas

Antes mesmo de ficar menstruada é bom investir em um cardápio rico e diversificado, que faz bem para o funcionamento do organismo e ajuda a espantar a Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM. Alimentos ricos em cálcio ajudam a deixar as cólicas menos intensas. Veja a seguir uma tabela com alguns itens que possuem essa substância e sua quantidade média de cálcio de acordo com a dosagem indicada:

AlimentoTeor de cálcio (mg)

 

Iogurte desnatado (1 pote)279

 

Leite desnatado (1 copo)268

 

Iogurte integral  (1 copo)246

 

Sardinha   (3 unidades)234

 

Queijo  Minas (1 fatia)174

 

Queijo prato (1 fatia grossa)168

 

Tofu (100 g)161

 

Soja cozida (1 concha)138

 

 Ricota  (1 fatia)136

 

Espinafre  cozido (1 xícara)136

 

Vegetais escuros também são ricos em cálcio e não podem faltar no cardápio das mulheres que sofrem com cólicas menstruais.

Uma alimentação equilibrada e rica em certos nutrientes combate as cólicas (Foto: Divulgação)

Magnésio e gorduras polinsaturadas no combate as cólicas mentruais

Alimentos ricos em magnésio previnem uma série de doenças e a depressão está nessa vasta listinha. Suas principais fontes são: arroz integral, aveia, tofu, lentilhas, milho, oleaginosas com destaque para pistache, vegetais folhosos verdes escuros, avelãs e amêndoas e semente de abóbora. Eles ajudam a combater e prevenir as cólicas menstruais, além de deixar a sua alimentação mais saudável. As gorduras polinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) também são grandes aliadas nesse esforço mensal contra a dor abdominal nesse período.

Saiba mais sobre: Cólicas menstruais: mitos e verdades

Fuja dos alimentos errados no período menstrual

Acrescentar itens a alimentação ajuda muito quem quer se livrar das cólicas, mas excluir algumas coisas do seu cardápio diário também, faz toda diferença. Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorecem uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerantes). E para fechar esse ciclo de combate as cólicas do período menstrual, pratique atividades físicas todos os dias, principalmente naqueles dias difíceis.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. laize silva dos santos
    Publicado em 11/09/2012 às 11:27 PM [+]

    sofro muito com esse problema, todos os meses e um horror, queria tanto nao ter que passar por esse encomodo.adorei as dicas vou tentar seguir algumas.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top