Cuidados ao adotar um cão adulto

Adotar um cão exige dedicação e responsabilidade, por isso a decisão de adotá-lo deve ser tomada com consciência de que será uma grande mudança…

Por Editorial MDT em 07/02/2012

Adote um cão adulto e você terá um grande amigo

Adotar um cão exige dedicação e responsabilidade, por isso a decisão de adotá-lo deve ser tomada com consciência de que será uma grande mudança na rotina e na vida de toda família. Os cães necessitam de muitos cuidados, como por exemplo, treino e boa orientação para que possam viver em sociedade. Não adianta só adotar o animal, é preciso conhecer e entender seu comportamento antes que ocorra a interação dele com a família.

É importante avaliar o ambiente em que o cão será acolhido, pois deve ser adequado ao seu tamanho. A vacinação deve estar em dia assim como a vermifugação, visto que ele será um companheiro e passará a viver em contato com as pessoas da casa. Os cães adultos geralmente levam de uma semana a seis meses para se adaptarem por completo ao novo ambiente.

Os cães de pequeno porte são considerados adultos, a partir de um ano, os de médio porte, a partir de um ano e meio, e os de grande porte, a partir de dois anos. Mas isso não significa nada, quando a opção da adoção está tomada, é importante deixar o cachorro escolher o dono para que a reciprocidade de amor e carinho seja verdadeira.

O cachorro adulto assim como o filhote espera ancioso por quem o adote e dê carinho

Por que adotar um cão adulto

Os cães adultos dificilmente choram a noite quando são adotados;

Ao adotar um cão adulto já está definido o seu tamanho;

Os cães adultos estão preparados para passar mais tempo sozinhos dentro de casa e são companheiros ideais para pessoas que trabalham fora;

São mais resistentes e imunes as doenças que atacam os filhotes;

Eles também já sabem se comportar, já aprenderam a fazer xixi na rua e a comer sem fazer bagunça, ou seja, não exigem do seu dono tempo para ensinar;

Os cães adultos não saem fazendo estragos dentro de casa, são mais calmos e bons companheiros;

Por serem maiores, são ideais para servir de companhia para crianças;

Eles desenvolvem com rapidez o aprendizado e se adaptam com facilidade a rotina da nova casa;

São amigos fiéis e gratos por terem sido adotados, jamais esquecem o seu dono e são capazes de dar a vida por ele;

Prefira cães mais calmos para que se adaptem melhor com a rotina da casa. No local de adoção eles podem informar o comportamento do cão;

Geralmente os cães adultos são adotados já castrados para evitar crias indesejadas;

Por serem cães abandonados nas ruas, eles geralmente dão muito amor e carinho a quem os acolhe desenvolvendo laços muito fortes de amor, carinho e amizade com seus donos.

Se você esta pensando em levar um bichinho de estimação para casa, lembre-se que cães adultos também são excelente opção.

O cão adulto é mais tranquilo, não late com frequencia e não chora a noite

Top