Menu

Saúde

Atualizado em 11 de outubro de 2012, às 8:58 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que ajudam a diminuir o enjoo na gravidez

As náuseas são sintomas desagradáveis que afetam a maioria das gestantes e podem durar por todo o primeiro trimestre de gravidez. Conheça alimentos que ajudam a combatê-lo.

Durante a gestação ocorrem profundas mudanças no organismo da mulher e, sem sombra de dúvidas, um dos sintomas mais incômodos é a náusea, que surge logo no início da gravidez e tende a desaparecer até a vigésima semana. Essa queixa é o resultado da síntese de gonadotrofina coriônica humana, um hormônio que não seria produzido fora do período gestacional.

Confira dicas de como evitar enjoos na gravidez.

526480 A náusea é um problema frequente entre as gestantes. Alimentos que ajudam a diminuir o enjoo na gravidezA náusea é um problema frequente entre as gestantes. (Foto: divulgação)

Caracteristicamente o enjoo afeta 80% das futuras mamães, é mais comum pela manhã e muito mais frequente no primeiro trimestre da gestação. A boa notícia é que existem alguns alimentos capazes de combater esse mal-estar. Confira a lista de alimentos que ajudam a diminuir o enjoo na gravidez.

Aposte em alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B importantíssima para as gestantes e para o bebê. Além de ajudar na formação do sistema nervoso da criança, estimula a formação de ácidos digestivos na mãe, resultando em um esvaziamento gástrico mais eficiente, consequentemente diminuindo os enjoos. A dica é investir em espinafre, rúcula, brócolis, escarola, agrião e grãos integrais.

Alimentos ricos em vitamina B6

A carência de vitamina B6 está relacionada ao incômodo sintoma de náusea durante o início da gestação. Por isso é importante fazer uso de alimentos ricos nesse nutriente, como o frango, peixe, ovos, cereais integrais e soja.

O potássio previne vômitos

Os alimentos ricos em potássio são importantes, pois previnem episódios de vômito. Esse elemento químico pode ser encontrado na banana nanica, batata doce, abacate, soja e feijão branco.

526480 Frutas cítricas são ricas em ácido fólico e outros nutrientes. Alimentos que ajudam a diminuir o enjoo na gravidezFrutas cítricas são ricas em ácido fólico e outros nutrientes. (Foto: divulgação)

Evite o jejum prolongado

Permanecer em jejum por muito tempo é um dos fatores que podem desencadear o enjoo. Para contornar a situação e ainda evitar o consumo exagerado de calorias, vale a pena ingerir dois a três biscoitos salgados ou torradas a cada três horas.

O leite de vaca pode ser substituído

A intolerância ao leite é um problema bastante frequente na gestação e costuma provocar náuseas. Uma excelente sugestão é substituir o leite de vaca por iogurte, pois, além de garantir uma boa fonte de cálcio e ainda minimizar os episódios de enjoo, ele é digerido com maior facilidade. Os produtos com pro bióticos são os mais indicados, por também auxiliarem no bom funcionamento intestinal.

Facilite a digestão

Os alimentos que são ricos em carboidratos apresentam digestão mais fácil e por isso auxiliam no controle dos enjoos. Boas opções são arroz, macarrão, batata e pães. Os produtos integrais são os mais benéficos.

Conheça sucos que ajudam a prevenir enjoos gestacionais.

526480 Fazendo uso dos alimentos certos é possível diminuir os enjoos. Alimentos que ajudam a diminuir o enjoo na gravidezFazendo uso dos alimentos certos é possível diminuir os enjoos. (Foto: divulgação)

As náuseas e vômitos são sintomas desagradáveis que afetam a maioria das gestantes e podem durar por todo o primeiro trimestre de gravidez. Optando por alimentos específicos é possível minimizar esse mal-estar, sem passar fome e ainda garantindo muita saúde para a mamãe e seu bebê.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.