Menu

Saúde

Atualizado em 1 de agosto de 2012, às 5:55 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > 1º de agosto: Dia Mundial da Amamentação

Para lembrar a importância do leite materno, mais de 120 países participarão da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai de 1º até o dia 7 de agosto.
494582 1º de agosto Dia Mundial da Amamentação 01 1º de agosto: Dia Mundial da AmamentaçãoA amamentação é importante para a saúde do bebê (Foto: Divulgação)

No dia 1° de agosto será comemorado o Dia Mundial da Amamentação. Para sacramentar essa campanha, que lembra a importância das mães alimentarem os seus filhos com esse líquido precioso, que tem tudo que a criança precisa, mais de 120 países participarão da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai de 1º até o dia 7 de agosto. Durante esse evento, será incentivada a doação de leite para os bancos que recolhem esse alimento e destinam às mães que não tem o prazer de amamentar os filhos, por falta de leite materno.

No Brasil a campanha vem com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro“. Em cada Estado será trabalhado o tema de uma maneira, tendo muitas atividades, palestras, encontros em unidades de saúde e uma vasta equipe de conscientização transitando em pontos estratégicos, ou divulgando dados por meio de canais de comunicação, como a internet.

Confira também: Alimentos que Estimulam Leite Materno

494582 1º de agosto Dia Mundial da Amamentação 02 1º de agosto: Dia Mundial da AmamentaçãoNo dia 1° de agosto não deixe de lembrar todas as mulheres que alimentar os bebês com leite materno é essencial (Foto: Divulgação)

Dia Mundial da Amamentação: Distrito Federal 

No Distrito Federal, por exemplo, a Secretaria de Saúde (SES-DF) realizará atividades nas regionais de saúde, além de um evento público, dia 5 de agosto, às 9h, no estacionamento 12 do parque da cidade, próximo ao Parque Ana Lídia. De acordo com a coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano, Miriam Santos, a programação no parque do município deverá reunir pelo menos mil pessoas. “Queremos demonstrar que no DF as mulheres amamentam e pensam na saúde de seus filhos”, explica a médica.

A coordenadora ainda diz que as mães que moram em outras cidades terão ônibus gratuito à disposição para levá-las ao parque do Distrito Federal, onde terão oportunidade de obter informações sobre a importância da amamentação. O evento será realizado pela Secretaria de Saúde-DF, com apoio do Corpo de Bombeiros local, Rotary Clube Taguatinga Norte e Lions Clube Brasília Taguatinga.

Saiba mais sobre: Como Tirar o Leite Materno e Armazenar

De janeiro a maio de 2012 os bancos de leite humano do Distrito Federal coletaram 1.055 litros a mais do que no mesmo período do ano passado. Levantamentos mostram que de janeiro a maio de 2012 os bancos de leite da rede pública do município receberam 7.461 litros, enquanto no mesmo período do ano passado foram 6.405 litros. Por isso, aproveite essa data para divulgar a importância para a saúde do bebê a ingestão de leite materno, já que possui todas as proteínas e vitaminas necessárias para o desenvolvimento da criança, além de estreitar os lanços entre a mulher e seu pequenino.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.