Dicas para não errar na decoração

As dicas para não errar na decoração prometem ser de grande ajuda para as pessoas que desejam ter uma casa bonita e arrumada. Alguns…

Por Redacao em 05/09/2014

As dicas para não errar na decoração prometem ser de grande ajuda para as pessoas que desejam ter uma casa bonita e arrumada. Alguns truques simples e cuidados na hora de planejar os ambientes residenciais fazem toda a diferença.

Dicas para não errar na decoração. (Foto: Divulgação)

Personalizar a decoração por conta própria, sem necessariamente contar com o trabalho de um designer de interiores, está super em alta. As pessoas estão envolvidas com a tendência “DIY” (Faça você mesmo), por isso resolvem reformar os móveis, mudar as coisas de lugar e até mesmo confeccionar os próprios elementos decorativos. As ideias são criativas e interessantes, mas é importante levar em conta as dicas para não errar na decoração.

Decorar sem errar parece fácil, mas não é. O morador precisa ter senso estético para combinar as cores, texturas, materiais e formas. Um único erro pode deixar o visual do ambiente conflitante e poluído.

Leia mais: 10 erros para evitar ao decorar sua casa

5 Dicas para não errar na decoração

Você quer saber como não errar na decoração? Então confira as dicas a seguir:

Decore com personalidade, mas sem exagero. (Foto: Divulgação)

1. Colorir sim, exagerar não

Algumas pessoas adoram colocar cor em todos os ambientes por onde passam. O colorido é essencial para tornar a vida mais agradável. Mas já pensou ter que ficar o tempo todo em um local onde tudo é vermelho? As cores desapertam sensações boas e ruins. No caso do vermelho, o cérebro entra em estado de alerta e por isso acaba pessoa fica estressada ou com a vista cansada.

2. Cabos emaranhados no ambiente

Um dos principais erros na decoração da casa é deixar os cabos dos aparelhos eletrônicos emaranhados. Isso evidencia a desarrumação do ambiente e, na pior das hipóteses, pode causar um curto-circuito.

É importante que tudo esteja disposto de forma organizada no ambiente. (Foto: Divulgação)

3. Móveis compatíveis com cada espaço

Antes de comprar móveis, verifique se há espaço suficiente em cada ambiente. A mobília não pode atrapalhar a passagem e nem deixar as divisões desorganizadas. Procure aproveitar o espaço através de uma decoração inteligente. Comece substituindo guarda-roupas habituais por aqueles que usam portas que correm, ou coloque um armário embutido na parede. Também não exagere no tamanho da cama, mesa de jantar, sofás e demais móveis. Escolha itens com mesmo tom, para que as cores da decoração sigam um padrão, pelo menos em cada cômodo da casa.

4. Cuidado com o modismo

Seguir tendências é algo realmente complicado, em especial quando os moradores não querem mudar a decoração da casa todo ano. Escolher peças clássicas e atemporais é uma forma de fazer a decoração do ambiente durar, sem ficar cafona ou enjoativa.

5. Menos é mais

Entre as principais dicas de decoração sem errar, vale destacar o preceito minimalista que afirma que menos é mais. Ou seja, não adianta encher o ambiente de móveis ou expor todos os objetos decorativos. O que realmente funciona é deixar a composição clean e organizada.

A melhor forma de acertar na decoração é ter consciência dos erros. Assista ao vídeo a seguir:

Se mesmo depois de conferir as dicas para não errar na decoração você está com dificuldades, então contrate um designer de interiores. Esse profissional vai adequar o espaço com uma decoração caprichada.

Top