Dicas para não errar na decoração

Dicas para não errar na decoração

As dicas para não errar na decoração prometem ser de grande ajuda para as pessoas que desejam ter uma casa bonita e arrumada. Alguns…

Por Redacao em 05/09/2014

As dicas para não errar na decoração prometem ser de grande ajuda para as pessoas que desejam ter uma casa bonita e arrumada. Alguns truques simples e cuidados na hora de planejar os ambientes residenciais fazem toda a diferença.

Dicas para não errar na decoração. (Foto: Divulgação)

Personalizar a decoração por conta própria, sem necessariamente contar com o trabalho de um designer de interiores, está super em alta. As pessoas estão envolvidas com a tendência “DIY” (Faça você mesmo), por isso resolvem reformar os móveis, mudar as coisas de lugar e até mesmo confeccionar os próprios elementos decorativos. As ideias são criativas e interessantes, mas é importante levar em conta as dicas para não errar na decoração.

Decorar sem errar parece fácil, mas não é. O morador precisa ter senso estético para combinar as cores, texturas, materiais e formas. Um único erro pode deixar o visual do ambiente conflitante e poluído.

Leia mais: 10 erros para evitar ao decorar sua casa

5 Dicas para não errar na decoração

Você quer saber como não errar na decoração? Então confira as dicas a seguir:

Decore com personalidade, mas sem exagero. (Foto: Divulgação)

1. Colorir sim, exagerar não

Algumas pessoas adoram colocar cor em todos os ambientes por onde passam. O colorido é essencial para tornar a vida mais agradável. Mas já pensou ter que ficar o tempo todo em um local onde tudo é vermelho? As cores desapertam sensações boas e ruins. No caso do vermelho, o cérebro entra em estado de alerta e por isso acaba pessoa fica estressada ou com a vista cansada.

2. Cabos emaranhados no ambiente

Um dos principais erros na decoração da casa é deixar os cabos dos aparelhos eletrônicos emaranhados. Isso evidencia a desarrumação do ambiente e, na pior das hipóteses, pode causar um curto-circuito.

É importante que tudo esteja disposto de forma organizada no ambiente. (Foto: Divulgação)

3. Móveis compatíveis com cada espaço

Antes de comprar móveis, verifique se há espaço suficiente em cada ambiente. A mobília não pode atrapalhar a passagem e nem deixar as divisões desorganizadas. Procure aproveitar o espaço através de uma decoração inteligente. Comece substituindo guarda-roupas habituais por aqueles que usam portas que correm, ou coloque um armário embutido na parede. Também não exagere no tamanho da cama, mesa de jantar, sofás e demais móveis. Escolha itens com mesmo tom, para que as cores da decoração sigam um padrão, pelo menos em cada cômodo da casa.

4. Cuidado com o modismo

Seguir tendências é algo realmente complicado, em especial quando os moradores não querem mudar a decoração da casa todo ano. Escolher peças clássicas e atemporais é uma forma de fazer a decoração do ambiente durar, sem ficar cafona ou enjoativa.

5. Menos é mais

Entre as principais dicas de decoração sem errar, vale destacar o preceito minimalista que afirma que menos é mais. Ou seja, não adianta encher o ambiente de móveis ou expor todos os objetos decorativos. O que realmente funciona é deixar a composição clean e organizada.

A melhor forma de acertar na decoração é ter consciência dos erros. Assista ao vídeo a seguir:

Se mesmo depois de conferir as dicas para não errar na decoração você está com dificuldades, então contrate um designer de interiores. Esse profissional vai adequar o espaço com uma decoração caprichada.

Top