Vitaminas que fortalecem a imunidade

Ter uma alimentação nutritiva e balanceada é essencial para uma vida saudável. Através da ingestão de alimentos é possível ter um corpo em equilíbrio…

Ter uma alimentação nutritiva e balanceada é essencial para uma vida saudável. Através da ingestão de alimentos é possível ter um corpo em equilíbrio e ainda melhorar a defesa do organismo. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre as vitaminas que fortalecem a imunidade.

Conheça os alimentos que aumentam a imunidade.

Ter uma alimentação balanceada é muito importante para ter uma vida saudável. (Foto: divulgação)

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é essencial ao nosso organismo e tem como benefício principal, aumentar a produção de células brancas. Elas são as principais responsáveis pelo combate de infecções do sangue e ainda colaboram com o aumento dos níveis de interferon no corpo. Essa substância é um tipo de anticorpo e forma uma película protetora nas células, de forma a impedir a entrada de vírus e sua posterior infecção. São diversos os alimentos que são ricos nessa substância, entre eles podemos citar: pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor, limão, laranja e morango.

Benefícios da vitamina E

A vitamina E é outra substância que colabora com o fortalecimento da defesa do organismo. Isso porque ela estimula a produção de células conhecidas como “assassinas”. Elas recebem essa denominação por destruírem as bactérias, assim como células cancerígenas. Além disso, a vitamina E aumenta a produção de células imunes e que produzem anticorpos, os quais colaboram com a defesa do corpo. Os alimentos ricos nessa vitamina são: amêndoas, brócolis, acelga, mostarda, azeitonas, mamão e nabo.

As hortaliças são ricas em vitaminas que ajudam no fortalecimento da imunidade. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre os carotenoides

De maneira geral, as hortaliças são ricas em carotenoides, além delas, os alimentos que apresentam coloração amarela, laranja ou vermelha também são ricos nessas substâncias. São diversos os benefícios apresentados pelos carotenoides, entre eles podemos citar o aumento do número de células que combatem as infecções, além de terem componentes que são protetores contra o câncer.

Leia Também:  Dicas para manter sua piscina sempre limpa

Saiba mais sobre as vitaminas

As vitaminas são substâncias essenciais para o organismo, em especial, para o fortalecimento do sistema imunológico (de defesa) do indivíduo. Sem esses componentes o organismo não encontra-se em perfeito equilíbrio. Tendo isso em vista, conheça abaixo algumas fontes ricas em vitaminas:

  • Tiamina (B1) – os alimentos ricos nesse componente são o aspargo, cereal, carne de porco, sementes de girassol e atum;
  • Riboflavina (B2) – pode ser encontrada no aspargo, fígado de vitelo, cereais, cogumelos e alface;
  • Niacina (B3) – os aspargos, o peito de frango, a cereja, os cogumelos, a carne de porco, o salmão e o tomate são fontes ricas nessa vitamina;
  • Piridoxina (B6) – ela pode ser encontrada no pimentão, no couve-flor, na cereja, na mostarda, no atum e no nabo;
  • Folato – são fontes ricas em folato os aspargos, beterraba, brócolis, fígado de vitela, lentilhas, salsa, alface, espinafre.

    O brócolis é rico em vitaminas C e E. (Foto: divulgação)

As vitaminas são essenciais para o organismo. Isso porque elas auxiliam no fortalecimento do organismo, auxiliando no combate a infecção de diversas origens. Após conhecer algumas fontes ricas em vitaminas, basta torná-las parte do seu dia a dia e obter os benefícios do seu consumo.

Aumentar a imunidade ajuda a emagrecer – saiba mais.

Top