Alimentos e bebidas que não combinam

Alimentos e bebidas que não combinam

A preparação de um jantar ou de outras refeições sempre gera dúvidas na escolha dos alimentos e bebidas. Não se trata apenas de uma…

Por Editorial MDT em 02/10/2012

A preparação de um jantar ou de outras refeições sempre gera dúvidas na escolha dos alimentos e bebidas. Não se trata apenas de uma questão de etiqueta, as combinações levam em conta valores nutricionais, o sabor e também o fato de ter um alimento que combine com a bebida escolhida. Existem alguns alimentos e bebidas que não combinam, portanto devem ser evitados. Saiba mais sobre o assunto.

Apesar de serem calóricos, churrasco e cerveja combinam perfeitamente. (Foto: divulgação)

Combinação dos alimentos e bebidas

A maioria das pessoas já ouviu falar que comer alguns alimentos e bebidas misturados não caem muito bem na hora de fazer a digestão. Quase sempre ouvimos isso dos nossos avôs e dos nossos pais. A verdade é que eles estão com a razão, pois realmente existem alguns alimentos que formam uma dupla perfeita e outros que não combinam.

Na hora de preparar um jantar ou outro tipo de refeição é muito importante escolher as combinações perfeitas para que nada dê errado. As escolhas dos alimentos devem ser feitas em harmonia com as bebidas, para que o sabor da refeição fique ainda mais agradável e ninguém passe mal.

As bebidas devem ser levadas em conta com as calorias de cada alimento. (Foto: divulgação)

Veja também pratos que combinam com vinho branco

Alimentos e bebidas que não combinam

1. Vinho Branco com churrasco: os vinhos brancos combinam com carnes de peixe, massas em geral. Porém, não caem muito bem com churrascos e feijoadas, alimentos que são mais difíceis de serem digeridos.

2. Café com leite: o leite é uma poderosa fonte de ferro, cálcio e vitamina C, porém ele perde suas propriedades quando consumido junto com o café. A cafeína dificulta a absorção desses nutrientes, portanto o mais indicado é optar por uma das duas bebidas a cada vez.

3. Café ou chás nas refeições: o famoso cafezinho após as refeições ou xícara de chá verde após o almoço ou jantar deve ser evitado, pois ambos possuem cafeína, dificultando a absorção de ferro e vitamina C dos alimentos.

4. Cerveja com massas: as massas são alimentos mais pesados que deve ser consumidos com bebidas que facilitem a digestão, como os sucos e champanhes. As cervejas combinam com churrascos e frituras, apesar de serem muito calóricos.

5.  Beber e comer: ingerir líquidos e comer ao mesmo tempo diminui a concentração de ácido gástrico, que atua na quebra dos alimentos. Tudo isso atrapalha a digestão e dificulta a absorção de vitaminas e minerais. Portanto, o mais indicado é esperar um tempo para ingerir líquidos.

As massas combinam com bebidas mais leves. (Foto: divulgação)

Veja também como combinar vinho com cada refeição 

Os alimentos e bebidas devem combinar nas refeições para que o sabor seja perfeito e também para que não façam mal a saúde. O ideal é dar preferência para alimentos mais saudáveis e bebidas que combinem com os mesmos. Escolha um cardápio ideal para cada ocasião, não se esquecendo de levar em consideração a preferência dos convidados.

Top