Vintage e retrô: diferenças

Na hora de pensar a respeito de moda e de decoração, as pessoas são sempre influenciadas pelas tendências do passado. Ao resgatar elementos de…

Na hora de pensar a respeito de moda e de decoração, as pessoas são sempre influenciadas pelas tendências do passado. Ao resgatar elementos de outras épocas, é possível valorizar o estilo vintage ou retrô, ambos marcados pela nostalgia. Entretanto, há quem confunda estes dois conceitos.

Os dois estilos valorizam o design que fez sucesso em outras épocas. (Foto:Divulgação)

Embora sejam diferentes, o retrô e o vintage preservam a mesma essência: recuperar aquilo que foi sucesso antigamente e adaptá-lo a um novo contexto. Tanto na decoração como na montagem do look não é preciso usar exclusivamente peças antigas, pelo contrário, é interessante harmonizá-las com os elementos contemporâneos para criar um efeito estético superior.

Descobrindo o estilo vintage

A palavra vintage deriva de ‘Vindêmia’, que vem do latim e significa ‘o ano safra de um vinho’. O termo é atualmente usado para falar a repeito de peças antigas que preservam as características originais, sobretudo para elaborar a decoração.

Diferente do retrô, o vintage carrega mais o efeito de nostalgia, dando força a um visual antiquado, aconchegante, romântico e sofisticado. O estilo traz a tona, através da decoração, a estética da casa da vovó, que não se perdeu com o passar do tempo.

No vintage, os objetos antigos são originais e preservam a tradição. (Foto:Divulgação)

Como preserva as características originais, o vintage possui peças com aspecto desgastado pelo tempo e busca o charme na imperfeição. No universo da decoração, os móveis e objetos antigos, que não se enquadram na categoria de réplicas, são chamados de vintage.

Para que um objeto seja considerado vintage, ele precisa ser original de época, valorizando o período que se estende de 1920 a 1960. Por exemplo, uma penteadeira usada pela avó na década de 50, que depois de anos voltou a participar da decoração, só que do quarto da neta. O vintage tem este poder de contar histórias, valorizar o tradicional, resgatar sensações e transmitir heranças.

Continuar Lendo  Decoração para salão de jogos

Saiba mais: Decoração vintage: fotos

Descobrindo o estilo retrô

O retrô, que em inglês significa ‘para trás’, é o nome da categoria de produtos que se inspiram no design de antigamente. As peças procuram fazer o relançamento de uma moda, sustentando a proposta de releitura ou réplica. As peças também se distinguem dos elementos vintage porque possuem tecnologia atual.

Geladeira retrô é uma releitura lúdica e moderna. (Foto:Divulgação)

O retrô defende uma proposta visual lúdica, já o vintage é sempre mais simples e sóbrio. Além disso, a retromania é mais compatível com o orçamento, afinal, as peças são produzidas pela indústria atual e não dependem apenas de elementos conservados, raros e normalmente de alto custo.

Um modelo de geladeira da Brastemp, inspirado no design retrô, pode ter as mesmas características estéticas de um produto da marca lançado na década de 50 ou 60, mas as suas funções precisam ser modernas e adequadas às necessidades dos consumidores.

Veja também: Objetos para cozinha retrô: preços, onde comprar

Top