Decoração vintage: fotos

O estilo vintage é constantemente retomado na decoração, com o objetivo de deixar os ambientes mais aconchegantes, charmosos e delicados. Os móveis, objetos e…

O estilo vintage é constantemente retomado na decoração, com o objetivo de deixar os ambientes mais aconchegantes, charmosos e delicados. Os móveis, objetos e têxteis que valorizam a estética vintage refletem a influência de outras épocas, transmitindo desta forma uma deliciosa sensação de nostalgia.

Uma mesa decorada com o estilo vintage. (Foto:Divulgação)

Clássico, agradável e diferente do convencional, o vintage imprime conceitos na decoração. Para que as principais características do estilo sejam valorizadas, ele incorpora elementos das décadas de décadas 20, 30, 40, 50 e 60. Embora a decoração vintage consista no uso de peças antigas, os moradores podem se sentir a vontade para adaptá-la aos objetos contemporâneos, criando um bonito contraste.

A invasão da moda retrógrada não se limita apenas a estética residencial, mas também serve de referência para outros trabalhos, como a decoração de casamento. O tema “vintage” nas cerimônias e festas matrimoniais, afinal, ele é delicado e realça o clima de romantismo.

Veja também: Decoração vintage para casa, Dicas

Existe uma confusão entre os conceitos de vintage e retrô, afinal, ambos resgatam as tendências estéticas de outras épocas para transformar a decoração, a arquitetura e o design. O vintage abusa de objetos clássicos e originais, que foram muito usados dos anos 20 aos 60. Por outro lado, o retrô valoriza os elementos típicos dos anos 70 e 80. Enquanto o vintage é claro, sóbrio, suave e delicado, o retrô abusa das cores fortes e lúdicas.

Como fazer decoração vintage?

Veja a seguir algumas dicas infalíveis para criar uma atmosfera vintage:

Os móveis claros fazem sucesso na decoração vintage. (Foto:Divulgação)

Móveis
Os móveis que compõem o ambiente vintage são antigos, cheios de curvas e até mesmo algumas marcas do tempo. Os itens mobiliários pintados de branco e desgastados costumam combinar perfeitamente com o estilo. Peças que não aparecem na decoração moderna também são resgatadas do passado, como é o caso da penteadeira.

Saiba mais: Móveis Vintage, Fotos, Dicas de Decoração

Objetos decorativos
Os detalhes são essenciais para a decoração vintage, afinal, são eles os responsáveis por deixar o ambiente nostálgico, delicado e acolhedor. Entre os objetos decorativos que não podem faltar, estão: bules, bonecas de porcelana, louças antigas, gaiolas, fotos emolduradas, caixas estampadas, lustre, castiçal, baús, itens de cobre e tantas outras peças herdadas da família.

Padrão de estampa característico do vintage. (Foto:Divulgação)

Estampas
O estilo vintage combina com alguns padrões, como floral, poás e listras.

Cores
As cores claras, doces e suaves combinam com o estilo vintage, como é o caso dos tons pastéis. O branco é também uma opção de valorizar o estilo nostálgico no ambiente.

Fotos de decoração vintage

Veja fotos de decoração vintage e se inspire.


Top