Videoaulas gratuitas Unicamp 2013

PUBLICIDADE

Seguindo o modelo de outras universidades, a Unicamp resolveu investir na criação de um canal para fornecer videoaulas gratuitas. O conteúdo é aberto ao público e disponibiliza um material para estudar sobre diferentes temas.

A Unicamp está investindo em um conteúdo digital de aprendizagem. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Sites que oferecem videoaulas gratuitas em português

Para criar o seu ambiente virtual de aprendizagem, a Universidade Estadual de Campinas se inspirou no projeto MIT OpenCourseWare, desenvolvido pela instituição americana Massachusetts Institute of Technology.

PUBLICIDADE

No Brasil, outras instituições de ensino superior investem em videoaulas gratuitas em português, como é o caso da USP, Unesp e UFF. O conteúdo digital fornecido é capaz de complementar os estudos sem qualquer tipo de custo.

e-Unicamp: site com videoaulas gratuitas

A plataforma e-Unicamp foi criada em abril de 2013, com o objetivo de oferecer conteúdo livre e gratuito para os estudos. O canal da Universidade Estadual de Campinas conta com aulas elaboradas pelos professores da instituição através de vídeos.

O canal da Unicamp tem aulas em vídeo sobre diferentes temas. (Foto:Divulgação)

Quando entrou no ar, o canal da Unicamp já contava com 50 videoaulas diferente, relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação. Vera Solferini, professora responsável pelo projeto, garante que o e-Unicamp é uma forma inovadora de ampliar o acesso à arte, cultura e ciência.

Todas as pessoas possuem acesso livre e gratuito às videoaulas da Unicamp, porém a plataforma não inclui assistência dos autores e nem o esclarecimento de eventuais dúvidas.

Como funciona o Portal e-Unicamp?

O portal de aprendizagem da Unicamp separa o seu conteúdo em três categorias: e-imagens, e-animações e e-vídeos. Desta forma, os estudantes não contam apenas com videoaulas, mas também com simulações, ilustrações e outros materiais relevantes criados pelos próprios professores.

O Portal e-Unicamp não requer inscrição. (Foto:Divulgação)

O internauta pode buscar videoaulas gratuitas de acordo com a área do conhecimento. Até o momento, as aulas em vídeos disponíveis abordam assuntos relacionados à Física, Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras, Linguística, Pedagogia, Artes, Ciências do Esporte e Educação Física.

PUBLICIDADE

Na categoria e-animações, os cursos de Exatas e Biológicas são mais abordados, como Engenharia Elétrica, Ciências Biológicas e Medicina.

O acesso aos materiais das áreas de exatas, humanas e biológicas não requer inscrição. As pessoas podem se sentir a vontade para ampliar os conhecimentos com o conteúdo aberto. O e-Unicamp também ajuda os professores a produzir conteúdos multimídia por meio de ferramentas avançadas.

Acesse o site e-Unicamp e confira as videoaulas gratuitas online.

Veja também: Aulas online UFF

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.