Aulas online UFF

A internet tem se revelado uma importante ferramenta de aprendizagem. Ela oferece espaço para a publicação de conteúdos educativos, que asseguram acesso livre e…

Por Isabella Moretti em 14/05/2013

A internet tem se revelado uma importante ferramenta de aprendizagem. Ela oferece espaço para a publicação de conteúdos educativos, que asseguram acesso livre e gratuito à população. Algumas instituições de ensino, inclusive no Brasil, estão encontrando na web uma forma de democratizar o conhecimento.

A UFF quer ampliar o acesso ao conhecimento. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Videoaulas gratuitas USP: como acessar

Recentemente, se transformou em notícia na web, a criação dos canais e-Aulas USP e e-Unicamp. Os sites oferecem videoaulas gratuitas, seguindo o modelo de instituições estrangeiras como Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology). No entanto, antes que as universidades paulistas disponibilizassem conteúdo educativo online, a UFF já trabalhava com a oferta de aulas pela internet.

Plataforma de videoaulas UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) se destaca como uma das principais instituições de ensino do país. Ela existe desde a década de 60 e mantém a sua sede na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Além de oferecer uma moderna infraestrutura para os seus cursos, a UFF também usa a internet como veículo para difundir conhecimentos.

O Portal de videoaulas UFF foi criado em 2008, sendo a princípio uma iniciativa dos alunos de Medicina. Os próprios estudantes usavam o espaço online para postar vídeos de aulas do curso.

Os estudantes podem contar com vídeos relacionados aos cursos da UFF.(Foto:Divulgação)

Com o passar do tempo, as videoaulas online gratuitas da UFF se tornaram mais diversificadas e se transformaram em referência para outras instituições de ensino. Várias áreas do conhecimento são abordadas na plataforma, como Antropologia, Medicina, Veterinária, Odontologia, Empreendedorismo, Farmácia e Enfermagem. O conteúdo é ainda dividido em tópicos temáticos.

Diferentes temas são abordados nas aulas da UFF pela internet, como Eletrocardiograma, Semiologia, Cardiologia, Busca pela identidade, entre outros.

Como ter acesso às videoaulas UFF?

Portal de Videoaulas UFF. (Foto:Divulgação)

Para acessar as aulas online UFF, é necessário escolher uma das áreas disponíveis na lateral do site. Feito isso, o estudante será direcionado para uma página com tópicos temáticos, ou seja, com vários assuntos diferentes. Ao acessar o link, o internauta já pode conferir a aula em vídeo gratuitamente, de forma descomplicada.

O Portal de videoaulas da Universidade Federal Fluminense oferece a possibilidade de baixar o conteúdo, permitindo assim que o estudante tenha acesso aos vídeos no formato FLV Player sem necessitar de internet. Os usuários que desejam fazer o download das videoaulas devem se cadastrar no site para obter o arquivo.

Acesse o Portal de Videoaulas UFF e amplie os seus conhecimentos.

Veja também: Sites que oferecem videoaulas gratuitas em português

Top