Sites que oferecem videoaulas gratuitas em português

Nos últimos tempos, a internet se transformou em um ambiente de aprendizagem. As pessoas encontram no espaço virtual um conteúdo bem variado, composto principalmente…

Nos últimos tempos, a internet se transformou em um ambiente de aprendizagem. As pessoas encontram no espaço virtual um conteúdo bem variado, composto principalmente por videoaulas. O mais interessante disso tudo que o acesso aos novos conhecimentos é gratuito.

A internet é um ótimo ambiente para estudar. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Videoaulas gratuitas USP: como acessar

O fornecimento de videoaulas começou com as universidades estrangeiras, procurando transformar o conhecimento em um bem público. As principais instituições do mundo já oferecem videoaulas online, como Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Os vídeos educativos estão disponíveis em diferentes formatos e valorizam temas de diferentes áreas do conhecimento. Algumas universidades brasileiras já estão criando os seus próprios canais. Também existem sites que reúnem e traduzem o conteúdo de aprendizagem de instituições estrangeiras.

Videoaulas gratuitas em português: sugestões de sites

Confira a seguir uma seleção de sites de videoaulas gratuitas em português:

Site e-Aulas USP. (Foto:Divulgação)

e-Aulas USP
O canal e-Aulas USP foi criado em setembro de 2012, seguindo o molde da plataforma do MIT. O acesso livre e grátis permite conferir aulas em vídeo preparadas pela Univesp. O conteúdo disponível abrange as áreas de exatas, biológicas e humanas.

e-Unicamp
Em abril deste ano, a Unicamp resolveu lançar uma plataforma com videoaulas elaboradas pelos professores da instituição. Além de vídeos, também é possível encontrar no canal animações e ilustrações. O acesso não tem qualquer tipo de custo.

Unesp Aberta
A Universidade Estadual de São Paulo criou o ‘Unesp Aberta’ em junho de 2012, com a ideia de expandir o acesso ao conhecimento. Os cursos são livres e sem tutoria.

Portal UFF
A Universidade Federal Fluminense tem videoaulas elaboradas pelos cursos que são oferecidos pela instituição. O conteúdo é gratuito e o internauta só precisa se cadastrar se for fazer download.

Site Academia Khan. (Foto:Divulgação)

Academia Khan
O site Academia Khan oferece versões dubladas em português das videoaulas estrangeiras. Há uma variedade de temas disponíveis para acesso desde dezembro de 2011. Os internautas não pagam nada para usufruir do conteúdo.

Veduca
As aulas de graduação e pós estão disponíveis no site Veduca. O canal também procura fornecer legendas para facilitar o entendimento. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente.

Me Salva
O site Me Salva foi criado em 2013 e conta com um acervo de aulas particulares. O conteúdo é elaborado pelos próprios estudantes e voltado principalmente para as áreas de exata.

FGV – Ensino Médio Digital
O site da FGV oferece um conteúdo interativo para ajudar na preparação para o Enem. Além de videoaulas gratuitas, o canal também oferece jogos e simulados.

Veja também: Veduca: cursos online de universidades internacionais

Top