Viagem para o Dia de São João, Dicas

Confira sugestões de viagem para Dia de São João, dicas. No mês de junho, diversas cidades brasileiras realizam suas festas juninas. Esses eventos atraem…

Confira sugestões de viagem para Dia de São João, dicas. No mês de junho, diversas cidades brasileiras realizam suas festas juninas. Esses eventos atraem o público por causa das comidas típicas, danças, shows musicais, brincadeiras e muitas outras atrações. Nessa matéria iremos apresentar alguns destinos interessantes para aproveitar ao máximo os festejos juninos.

Viagem para o Dia de São João, Dicas. (Foto: Divulgação)

A festa junina é uma comemoração que já está enraizada na cultura brasileira. Ela tem forte ligação com a igreja católica, afinal, celebra as datas comemorativas de três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro. Quem trouxe a comemoração para o Brasil foram os portugueses, mas, por aqui, a festa ganhou uma identidade própria.

O dia de São João é o mais comemorado de todos, pois ele era o santo que batizava as pessoas para serem purificadas para a vinda de Jesus. Em todo o território nacional, a data é especial e são feitos arraiais em escolas, clubes, sindicatos, ruas e quermesses em igrejas.

Porém, se você procura por uma viagem para o dia de São João, o lugar certo é o Nordeste, onde se concentram as maiores festas juninas brasileiras. Por isso, fique atento às nossas dicas de viagem para o dia de São João.

Veja também: As melhores festas juninas do Brasil

Viagem para o Dia de São João, Dicas

Separamos algumas sugestões de viagem para o dia de São João, dicas. Confira:

Campina Grande – Paraíba

Campina Grande tem o maior são joão do mundo. (Foto: Divulgação)

O dia de São João é comemorado durante todo o mês de junho nessa cidade paraibana a apenas 130km de João Pessoa para homenagear também os outros santos. As festas juninas de Campina Grande são chamadas de “O Maior São João do Mundo”, devido às suas enormes proporções e divertimentos oferecidos.

São 30 dias de forró pé de serra dançados no centro da cidade, no Parque do Povo, que tem mais de 40 mil metros de área aberta. O parque é todo decorado a rigor, com muitas bandeirinhas, fogueiras e balões.

Em Campina Grande, tudo fica enfeitado para o dia de São João, as casas, as bodegas, as lojas, a casa da farinha e a capela. Tudo para retratar fielmente os hábitos de uma comunidade rural.

O forródromo do Parque do Povo comporta grandes shows com estrelas da música nordestina e trios regionais. Para se recuperar do cansaço e repor as energias, é possível provar as delícias típicas paraibanas: cuscuz com carne, buchada de bode e bolo de milho.

Saiba mais: Festa Junina em Pernambuco 2015 – Programação de Shows

Caruaru – Pernambuco

O São João de Caruaru também é muito popular. (Foto: Divulgação)

Essa cidade pernambucana proporciona o “Melhor São João do Brasil”, oferecendo muito forró durante 30 dias. A apenas 130km de Recife, Caruaru pode ser alcançada de ônibus ou de carro. A maioria dos eventos acontece no centro da cidade, no Parque dos Eventos. É forró madrugada adentro ao som de triângulos, sanfonas e zabumbas.

Em Caruaru, as quadrilhas são estilizadas e as pessoas se vestem com roupas muito bonitas, costuradas especialmente para o evento. Durante as comemorações do dia de São João, muitas “drilhas” desfilam pela cidade como a “turisdrilha”, quadrilha composta apenas por turistas, a “babydrilha”, só por criancinhas, a “sapadrilha”, na qual mulher dança com mulher e a “gaydrilha”, na qual homem dança com homem.

As comidas típicas das festas juninas são feitas em tamanho gigantesco para chamar a atenção dos turistas. Assim, encontramos o pé-de-moleque gigante, o arroz doce enorme e o cuscuz considerado o maior do mundo.

São Luís – Maranhão

São Luís – Maranhão. (Foto: Divulgação)

A capital maranhense apresenta o forró tradicional na sua festa junina, que dura o mês de junho inteiro também e segue até outubro. Os arraiais são distribuídos pelos bairros de São Luis, que contam com mais de 100 grupos que apresentam o bumba-meu-boi, história tradicional na cidade. Além do bumba-meu-boi, outras danças típicas são atrativos das festas regionais: a dança do coco, cacuriá, tambor de crioula, caroço e o lelê.

Na véspera do dia de São João, os grupos andam pelos arraiais após um batismo feito por um ritual tradicional.

O melhor dia das festas é o 29, quando todos os grupos do bumba-meu-boi se reúnem no Largo de São Pedro de madrugada e lá ficam até o sol raiar para homenagear São Pedro. No dia 30, a homenagem é feita a São Marçal com o Encontro dos Bois no bairro João Paulo. Nesse período, as festas juninas estão acabando no país, porém, em São Luís, elas estão apenas começando e vão até outubro, pois o boi é teimoso e está sempre a ressuscitar.

Salvador – Bahia

Salvador – Bahia. (Foto: Divulgação)

Se você quer curtir uma boa festa junina, então vale à pena seguir viagem rumo à Bahia. Em Salvador, as ruas ficam tomadas por uma decoração colorida, alegre e empolgante. Os moradores da cidade e turistas costumam aproveitar os shows no Parque de Exposições de Salvador. Grandes nomes da música nacional marcam presença, mas também há espaço na programação para as atrações locais.

O São João de Salvador também costuma agradar com a sua comemoração que acontece no Centro Histórico da Bahia. A região do Pelourinho fica toda enfeitada com bandeirolas, balões e imagens de santo. As quadrilhas e muitas atrações culturais costumam divertir o público.

Leia mais: Festa Junina em Campina Grande 2015

Agora que você já conhece algumas opções de viagem para Dia de São João, dicas, comece a se planejar. Reserve as passagens aéreas e garanta as diárias no hotel da sua preferência. Será uma excelente oportunidade para mergulhar na cultura brasileira, especialmente do Nordeste. 


Top