Editorial MDT 02/07/2012 Bem Estar

O yoga une o físico ao mental, proporcionando muita paz e harmonia aos praticantes. (Foto: Divulgação)

O yoga é uma prática milenar nascida na Índia. Ele proporciona o equilíbrio entre o corpo e a mente, oferecendo o auto-conhecimento e a integração com o mundo exterior. Com isso, ele leva o praticante a um estado de paz, harmonia e serenidade. Para tanto, a prática deve ser regular, pelo menos com três aulas por semana de uma hora cada. Então, conheça os benefícios do yoga.

Para ter uma ideia dos benefícios do yoga, veja: Aulas de Yoga Online Grátis.

Benefícios para o Físico

As posições do yoga são feitas de modo calmo e tranquilo, mas nem por isso deixam de queimar calorias e de moldar o corpo. Além disso, a prática do yoga leva a diminuição das dores corporais com a produção da endorfina, ao aumento da força e do vigor, à melhoria da postura e ao aumento da flexibilidade dos músculos, tendões e articulações.

Benefícios para a Mente

Por exigir bastante concentração do praticante, o yoga estimula a memória, a melhor aprendizagem, a diminuição da ansiedade, da depressão e do estresse, o aumento da percepção global e centrada e a melhora das relações interpessoais. O yogue ainda tem mais paz interior, mais energia e positividade.

As posições do yoga exigem muita concentração e, por isso, elas proporcionam mais memória. (Foto: Divulgação)

Benefícios Bioquímicos

Com exercícios centrados e concentrados, o yoga faz com que a bioquímica do organismo entre em equilíbrio. Sendo assim, a glicose, o sódio e o triglicérides diminuem e a hemoglobina, a tiroxina, as proteínas séricas totais, a vitamina C e a contagem de linfócitos aumentam.

Benefícios Psicomotores

Com o yoga, as suas funções psicomotoras ficarão mais aprimoradas, principalmente o equilíbrio corporal, as funções cognitivas e as integradas do corpo, assim como a coordenação motora. Portanto, ele contribui para o aumento da destreza de habilidades, para a firmeza dos movimentos e para a força de apreensão e percepções profundas.

Benefícios Globais

Como se sabe, a maioria das doenças é psicossomática, ou seja, é causada pelos problemas psicológicos. Portanto, o yoga alivia e previne doenças como o câncer, o diabetes e a depressão.

Doenças psicossomáticas podem ser prevenidas com a prática do yoga. (Foto: Divulgação)

O yoga traz inúmeros benefícios ao corpo, à mente e ao organismo em geral. Portanto, aproveite as oportunidades que ele oferece e comece a frequentar as aulas de yoga assim que puder. Certamente, você não se arrependerá.

E se você está grávida, leia: Benefícios do Yoga para Gestantes.

 

Outros artigos

Pacotes para o Carnaval 2012

12/07/2011

Pacotes para o Carnaval 2012

Adquira seu pacote para o carnaval 2012 – Você está pesquisando onde passar o próximo carnaval? Se sim, saiba que aqui é o lugar ideal, pois a seguir abordaremos t...

Tatuagens: como protegê-las no verão

25/02/2014

Tatuagens: como protegê-las no verão

A tatuagem, quando bem feita, é a arte feita na pele. Trata-se de um hábito extremamente antigo gravar coisas, para sempre, no corpo. Vista por muitos com preconceit...