Veja como funciona a gravidez de gêmeos

Veja como funciona a gravidez de gêmeos

Veja como funciona a gravidez de gêmeos e entenda o momento que a atriz Luana Piovani está vivendo. A polêmica atriz está grávida de…

Por Élida Santos em 13/03/2015

Veja como funciona a gravidez de gêmeos e entenda o momento que a atriz Luana Piovani está vivendo. A polêmica atriz está grávida de gêmeos e o seu ultrassom mostrando o desenvolvimento dos bebês está circulando pela internet e fazendo sucesso. Com isso, as pessoas estão mais curiosas com relação ao funcionamento de uma gravidez de gêmeos.

Veja como funciona a gravidez de gêmeos (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Como se preparar para uma gravidez de gêmeos

Veja como funciona a gravidez de gêmeos

Veja como funciona a gravidez de gêmeos e saiba quais são as chances de dar a luz a um par de bebezinhos lindos e delicados. Muitos desejam a gravidez de gêmeos, mas poucos conseguem. Fatores hereditários podem determinar a gravidez de gêmeos, mas também um processo de reprodução assistida pode ter um resultado assim.

Cuidado com a gravidez de gêmeos (Foto: Divulgação)

Gestação múltipla de bebês

A gestação múltipla de bebês tem uma relação direta com o desenvolvimento de dois ou mais fetos na cavidade uterina, diferente da gestação simples, onde há somente um feto em desenvolvimento na barriga da mulher. As chances mudam quando a reprodução é assistida e quando existem somente fatores hereditários.

Veja como esse tipo de gravidez pode te ajudar (Foto: Divulgação)

Saiba mais informações sobre: Como reduzir os riscos na gravidez de gêmeos

Chances maiores de ter gêmeos com reprodução assistida

Segundo especialistas, a chance de se ter naturalmente gêmeos por razões naturais é de 1/90 das gestações, sendo que as mulheres negras têm mais fatores genéticos que ajudam nessa missão de ter gêmeos. Já quando é utilizada a técnica de reprodução assistida as chances de se ter gêmeos, independente da sua raça e fatores hereditários é de 3,2% das gestações.

Gêmeos podem não ser do mesmo sexo (Foto: Divulgação)

Aumento de número de gestações assistidas

Não tem como negar que os números de gêmeos são bem maiores do que há alguns anos. Desde o primeiro neném de proveta as gestações múltiplas aumentaram cerca de 70% e com isso a quantidade de gemeos também.

Em uma tentativa de diminuir a incidência de gestações múltiplas, atualmente a ANVISA limita os números de embriões a serem transferidos na técnica de fertilização em vitro conforme a idade da mulher, pois uma gravidez de gêmeos é um risco para as mulheres mais velhas. Mulheres com até 35 anos de idade podem receber dois embriões, de 36 a 40 anos, três embriões, e acima dos 40 anos, quatro embriões, no máximo.

Como aumentar as chances de ter gêmeos?

Quem tem incidência de gêmeos na família mais de uma vez tem maiores chances de dar a luz a dois bebês. Mas tem pessoas que nunca viram casos de gêmeos na família e que mesmo assim tem uma pré-disposição genética para isso. Quanto mais velha a mulher, maiores as chances de ter gêmeos, pois o corpo feminino tende a produzir mais hormônios e estimula a produção de mais óvulos.

Não existe comprovação cientifica, mas muitas mulheres que ficaram tomando anticoncepcional por um longo período relataram gravidez de gêmeos com maior frequência do que as mulheres que não fazem uso dessa substância.

Top