Como se preparar para uma gravidez de gêmeos

A gestação gemelar é naturalmente mais delicada, pois o risco de complicações no parto e ocorrência de problemas ao longo da gravidez é maior,…

Por Editorial MDT em 24/11/2012

A gestação gemelar é naturalmente mais delicada, pois o risco de complicações no parto e ocorrência de problemas ao longo da gravidez é maior, por isso é imprescindível que as futuras mamães tomem alguns cuidados a fim de prevenir contratempos e garantir a saúde dos bebês. Confira dicas de como se preparar para uma gravidez de gêmeos.

Conheça algumas curiosidades sobre filhos gêmeos.

A chegada de gêmeos é garantia de alegria em dobro. (Foto: divulgação)

Visitas regulares ao médico

É muito importante que qualquer gestante faça visitas regulares ao médico obstetra, porém, no caso de gravidez de gêmeos, esse cuidado deve ser ainda maior, com realização de consultas mais frequentes. O recomendado é que ao final do primeiro trimestre sejam realizadas no mínimo duas consultas, que devem ser semanais a partir do terceiro trimestre.

Conforme se aproxima o fim da gestação, a rotina de exames se torna mais intensa, na tentativa de detectar possíveis problemas que poderiam provocar um parto prematuro, uma das intercorrências mais comuns nesse tipo de gravidez. Caso algum risco seja detectado, o médico ainda pode recomendar repouso absoluto em casa ou no hospital ou até mesmo tratamento com uso de medicação, que ajuda a atrasar o parto.

Durante as consultas pré-natais devem ser avaliados a pressão arterial da gestante e seu volume abdominal, o ritmo de crescimento dos bebês, bem como sua vitalidade e posição dentro do útero materno.

Saiba como amamentar gêmeos.

A gravidez de gêmeos é naturalmente mais delicada. (Foto: divulgação)

Controle do peso e da alimentação

Uma das preocupações com gestação gemelar é a ocorrência de recém-nascidos com baixo peso. Para diminuir as chances de isso acontecer, é importante que a mamãe tenha uma boa alimentação e ganhe peso adequadamente, principalmente nos primeiros meses gestacionais. Também é importante controlar o ganho de peso ao longo de toda gravidez.

Enquanto é esperado o ganho de 11 a 13 quilos no decorrer de uma gestação normal, é aconselhável que a grávida de gêmeos ganhe de 15 a 20 quilos, enquanto a mulher que espera trigêmeos deve aumentar de 22 a 27 quilos. É claro que devem ser considerados fatores como o peso normal da mulher e sua estrutura corporal.

Relembre os famosos que têm filhos gêmeos.

Uma alimentação balanceada associada à boa ingestão hídrica é comprovadamente crucial na prevenção de parto prematuro e recém-nascido com baixo peso. A ingestão calórica para a futura mamãe de gêmeos deve ter, em média, 300 calorias por dia a mais do que para grávidas comuns, o que equivale a 2700 a 2800 calorias/dia. A suplementação vitamínica e de ferro também é recomendada nesse tipo de gravidez.

Dicas para se preparar para a chegada de gêmeos

  • Não deixe de fazer o acompanhamento pré-natal de forma rigorosa;
  • Prepare um super estoque de fralda e peça para que todos os convidados do chá de bebê levem um pacote para festa, pois estima-se que até os dois anos de idade, cada criança gaste, em média, 5 mil reais nesse artigo;
  • Revise os gastos da família e tente diminuir despesas, poupando dinheiro para caso ocorram eventualidades;

Veja dicas de enxoval para filhos gêmeos.

Alimentação balanceada e controle do ganho de peso são importantes. (Foto: divulgação)

A chegada de um novo membro da família é o momento de alegria em dobro para mamães grávidas de gêmeos. Esse tipo de gestação tende ser mais delicada e por isso é fundamental que sejam tomados alguns cuidados para a saúde da gestante e dos bebês, além de ser recomendado que o casal repense questões financeiras, de forma a se preparar melhor para a chegada dos pequeninos.

Top