Como reduzir os riscos na gravidez de gêmeos

Aumentar a família é sempre uma alegria, e o nascimento de gêmeos é a garantia de felicidades em dobro. A gestação gemelar é um…

Aumentar a família é sempre uma alegria, e o nascimento de gêmeos é a garantia de felicidades em dobro. A gestação gemelar é um evento mais delicado que o normal, e por isso é considerada de risco. É preciso tomar algumas medidas importantes para assegurar a saúde dos bebês e da mamãe e garantir uma gravidez livre de preocupações. Saiba mais e confira dicas de como reduzir os riscos na gravidez de gêmeos.

A gravidez de gêmeos é motivo de alegria em dose dupla. (Foto: divulgação)

Dicas para diminuir os riscos em gestação gemelar

O corpo humano foi feito para suportar a gestação de um único feto, e quando a mulher engravida de múltiplos, seu organismo pode acabar ficando sobrecarregado, desenvolvendo inúmeros problemas. Entre as intercorrências gestacionais mais comuns estão a pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e anemia. Saiba como a mulher deve se preparar para uma gestação de gêmeos e veja alguns cuidados que podem ser tomados para garantir o sucesso da gravidez.

  • Cuidado com o pré-natal

Mulheres grávidas de gêmeosdevem fazer um acompanhamento médico regular, para avaliar e controlar todos os possíveis riscos bem de perto. Realizar consultas pré-natais de rotina é a melhor maneira de garantir mais segurança para a mãe e seus bebês, especialmente porque o pré-natal é feito por especialista e a frequência das consultas é maior nos casos de gemelaridade.

A pré-eclâmpsia é um problema mais comum nas gestações gemelares. (Foto: divulgação)

  • Controle da pressão arterial

Infelizmente, a elevação dos níveis pressóricos é muito mais comum em gravidez de múltiplos, e uma em cada quatro gestantes poderá apresentar pré-eclâmpsia. A hipertensão é um problema bastante comum na gravidez, pois pode ocorrer devido aos hormônios placentários. Como na gravidez de gêmeos podem existir duas placentas ou uma única, porém de tamanho maior que o normal, as chances de ocorrer hipertensão aumentam exponencialmente.

  • Controle do peso
Leia Também:  Opções de comidas rápidas lights

Controlar o peso é uma maneira eficiente para prevenir problemas como a hipertensão, o diabetes gestacional e o parto prematuro. O ganho de peso ao longo de todo período de gravidez deve ser algo em torno de 15 Kg.

  • Importância da boa alimentação

Estimular bons hábitos alimentares é uma recomendação importantíssima, tanto para a saúde da mãe como para a dos bebês. Não é preciso seguir nenhum tipo de dieta especial para gestante, e as recomendações de uma boa alimentação balanceada são suficientes para proporcionar benefícios como prevenção do ganho excessivo de peso e as doenças relacionadas a essa condição.

É preciso tomar alguns cuidados para garantir o sucesso da gravidez. (Foto: divulgação)

A gravidez de gêmeos é motivo de muita alegria para família. Essa condição inspira cuidados especiais, e é necessários tomar algumas medidas importantes para diminuir os riscos e garantir o sucesso de uma gestação múltipla.

Top