Utensílios para churrasco: dicas, fotos

Reunir os amigos para fazer um churrasco é um verdadeiro ritual, que inclui a compra das carnes de boi, porco e frango e também…

Por Andre em 08/03/2013

Reunir os amigos para fazer um churrasco é um verdadeiro ritual, que inclui a compra das carnes de boi, porco e frango e também das bebidas (cervejas, refrigerantes, sucos, etc), além do carvão e de outros ingredientes que costumam variar conforme o gosto de cada um.

Para fazer um belo churrasco, não se esqueça dos utensílios fundamentais (Foto: Divulgação)

Mas há ainda outro ponto muito importante para que a confraternização seja perfeita, que é contar com os utensílios certos para preparar e servir o churrasco, a começar por uma boa churrasqueira, que pode ser elétrica, portátil, tradicional ou até mesmo composta por tijolos no jardim.

Além dela, são necessários os acessórios corretos para manipular a carne enquanto ela estiver na brasa e depois que for retirada, que devem estar bem limpos e higienizados, para servir os convidados com toda a tranquilidade.

Leia também: Churrasco – como planejar

Dicas de utensílios para churrasco

Os kits para churrasco costumam trazer faca, pegador, garfo e espátula (Foto: Divulgação)

Um dos utensílios para churrasco que não pode faltar é a faca, já que ela será a responsável por cortar as carnes. O ideal é ter diversos tipos de facas, de tamanhos variados e para cortes diferentes. Porém, duas facas de tamanho médio e para cortes em geral já são o suficiente.

Garfos, pegadores e espátulas são outros utensílios essenciais para o churrasco. Com o pegador, o responsável pela churrasqueira pode pegar as carnes com toda a higiene e segurança, sem queimar a mão, enquanto a espátula serve para manipular as carnes na grelha e os cortes menores. Já o garfo será usado para “prender” a carne na hora do corte.

A tábua de corte não pode faltar (Foto: Divulgação)

Não se esqueça também da tábua de corte, que pode ser usada para temperar a carne antes que ela seja levada à churrasqueira e para cortá-la, assim que ela sair da brasa. As tábuas de plástico são mais higiênicas e fáceis de limpar, mas há boas opções de tábua de madeira, com proteção antibacteriana.

Mais dicas: Onde comprar utensílios para churrasco

Outros utensílios para churrasco que não podem faltar

Espetos e grelha são fundamentais (Foto: Divulgação)

Espetos e grelhas são outros utensílios essenciais, cujo uso dependerá dos tipos e formatos das carnes. A grelha permite assar várias carnes e complementos (queijo, legumes, verduras, etc) ao mesmo tempo, sendo muito útil para as carnes sem osso (picanha, maminha, fraldinha e filé mignon). Já os espetos são ideais para cortes maiores.

Essa imagem ilustra também a presença dos utensílios essenciais para churrasco (Foto: Divulgação)

Também são muito úteis um conjunto de tigelas para armazenar os acompanhamentos (saladas, vinagrete, frutas); uma molheira, para servir o molho de sua preferência; porta-guardanapos, para que os convidados não fiquem com as mãos sujas de gordura; pratos e copos em quantidade suficiente para todos; e avental, para que o churrasqueiro proteja a roupa de pingos de sangue e outras sujeiras.

Top