Churrasco: como planejar

O churrasco é um forte pretexto para reunir amigos e familiares. Este tipo de confraternização já se tornou popular na vida dos brasileiros e…

Por Isabella Moretti em 03/02/2012

O churrasco requer planejamento para não ter desperdício.

O churrasco é um forte pretexto para reunir amigos e familiares. Este tipo de confraternização já se tornou popular na vida dos brasileiros e se destaca como uma alternativa de lazer para os finais de semana. Entre uma conversa ou outra, o churrasco garante carne assada e cerveja gelada.

Quem tem o costume de fazer churrasco toda semana precisa tomar cuidado para não estourar o orçamento. A compra de carnes, bebidas e petiscos têm um gasto elevado quando não há um planejamento para ir ao supermercado e adquirir os itens necessários.

Dicas para planejar um churrasco

Em primeiro lugar verifique o número de convidados para o evento, assim fica mais fácil acertar na quantidade de comes e bebes. Tenha em mente que cada pessoa consome em média 400 a 500 gramas de carne. Depois, elabore uma lista bem organizada de produtos necessários para fazer o churrasco e pesquise os preços em pelo menos dois supermercados diferentes.

O destaque do cardápio do churrasco fica por conta das carnes, por isso é muito importante investir nos petisco para saciar a fome dos convidados que esperam o prato principal. No Brasil, é comum servir vinagrete, arroz, pães e farofa.

Os acompanhamentos para cerveja representam uma ótima opção para o menu, como os amendoins, sojas temperadas, mandioca frita e outras porções. As saladas também são bem aceitas quando se trata de complementos para o churrasco, pois além de saborosas e saudáveis, também são mais baratas.

Tenha em mente os cortes de carnes necessários.

O organizador do churrasco deve ter em mente quais os tipos de carnes necessárias para atender as expectativas dos convidados. Procure comprar quantidades iguais dos cortes de carne, considerando os preços e o dinheiro disponível para investir no churrasco. Alcatra, costela, asa de frango, coração de galinha, picanha, contrafilé, maminha e linguiça são algumas sugestões para assar e servir na festa.

Quando o churrasco inclui a presença de crianças, é importe pensar na alimentação e bem-estar delas. Em média cada uma consome 150g de carne, além do refrigerante. Em uma festa com pessoas de diferentes idades e gostos, torna-se fundamental variar o cardápio para satisfazer a todos.

Na compra, considere a quantidade média de carne que uma pessoa consome.

Cuidado para não oferecer apenas cerveja no seu churrasco, afinal, não são todos os convidados que apreciam bebida alcoólica. Ainda pensando na diversidade, caso exista um vegetariano perdido no churrasco, prepare pães de alho e saladas para servir.

Aproveite as dicas e faça o planejamento do churrasco.

 

Top