Amigo secreto no trabalho: dicas, como se comportar

As confraternizações de final de ano chegaram e o famoso amigo secreto também. A brincadeira é a mais popular do mês de dezembro e…

Por Élida Santos em 16/12/2012

As confraternizações de final de ano chegaram e o famoso amigo secreto também. A brincadeira é a mais popular do mês de dezembro e serve para qualquer ambiente, inclusive o corporativo. Algumas pessoas não gostam muito de participar, pois sabem que alguns inconvenientes podem acompanhar as adivinhações de quem é o amigo secreto do outro, entre outras situações constrangedoras. Mas, se você não conseguiu fugir da brincadeira, ou se adora o jogo e não perde ele por nada nesse mundo, veja abaixo algumas sugestões de como se comportar:

Leia mais sobre: Presentes de amigo secreto no trabalho

Amigo secreto deve ser realizado com etiqueta (Foto: Divulgação)

Evite dar vale-presentes de amigo secreto

Vele-presente é dizer ao mundo que você não conhece o seu amigo oculto e não se preocupou em tentar adivinhar o que ele gostaria de ganhar. Faça um mínimo de esforço para descobrir do que o seu amigo gosta. Vale-presentes são impessoais e deixam o seu amigo decepcionado, além de fazer muito mal para sua imagem no ambiente de trabalho.

Não repasse presentes antigos para o seu amigo oculto

Reciclar presente é muito, muito, muito chato mesmo. A pessoa pode até não perceber, mas não é nada legal dar algo ganhado de amigo secreto. Se você recebeu um presente ruim e não sabe o que fazer com ele, deixe em desuso, doe, mas não repasse como algo que comprou para aquela pessoa.

Saiba mais sobre: Presente de amigo secreto: como escolher

Aproveite o seu amigo secreto, mas cuidado com algumas situações (Foto: Divulgação)

Escolha um presente que possa ser trocado

Livros, enfeites para a casa, DVDs e CDs são ótimos porque podem ser trocados facilmente. Mas é preciso saber o gosto da pessoa para evitar a troca. Legal mesmo é dar um presente de amigo secreto útil, que agrade e que faça a pessoa se sentir especial.

Não dê dicas humilhantes durante a revelação do amigo secreto

Tradicionalmente, a pessoa tem que dar dicas para revelar o amigo secreto. É nesse momento que o cidadão perde a linha e fala demais. Dizer que pegou a pessoa mais gorda do departamento como amigo oculto, por exemplo, é muito humilhante e desagradável. Dê dicas genéricas, que tornem a brincadeira melhor e faça a revelação chamando a pessoas pelo nome, nunca por apelidos.

Invista na embalagem bonita

Por mais que seu presente seja o melhor do mundo, dar um embrulho amassado, rasgado, com papel velho ou coisa pior, é chato demais. Esse é um presente e deve ser enfeitado com carinho. Procure um embrulho compatível com a situação.

Respeite o valor estipulado do presente do amigo secreto

Não tem coisa mais desagradável do mundo do que ganhar um presente mais barato que o valor determinado na regra da brincadeira. Se o preço for R$ 25,00; que você realmente compre algo, no mínimo, com esse preço. Seja honesto com o seu amigo secreto e não invista em algo mais barato.

Top