Unhas fracas: como tratar

PUBLICIDADE
Para manter as unhas bonitas é preciso tomar cuidado com uso de produtos químicos.

Ter unhas bonitas e bem feitas é um dos cuidados mais comuns entre as mulheres que cuidam da beleza. Quando as unhas se tornam quebradiças e fracas o primeiro passo para tratá-las é descobrir o que está causado o problema. Saiba mais sobre o assunto.

Unhas fracas

As unhas são importantes para a proteção dos dedos contra impactos, ajudam na apreensão de objetos e ainda auxiliam no tato. Elas são compostas de queratina e o enfraquecimento pode estar relacionado com o hábito de pintá-las constantemente.

A acetona e outros removedores de esmaltes provocam o ressecamento das unhas, tornando-as mais quebradiças, sem brilho, com manchas brancas e fracas. Outro fator que pode contribuir é a retirada das cutículas, pois ela é a maior protetora das unhas, impedindo a entrada de bactérias, fungos e outros microrganismos.

PUBLICIDADE

Saiba mais como cuidar das unhas

Principais causas de enfraquecimento das unhas

  • Uso de removedores de esmaltes, que causam ressecamento, várias vezes na semana;
  • Uso constante de esmaltes na unha;
  • Retirada das cutículas que protegem as unhas;
  • Deficiência de vitaminas e outros nutrientes na alimentação;
  • Uso de produtos químicos, como detergentes e sabões que causam desidratação da unha;
  • Hábito de roer as unhas;
  • Anemias.
O uso constante de removedores, esmaltes e também a retirada de cutícula enfraquecem as unhas.

Sinais de unhas fracas

  • Unhas quebradiças;
  • Descamação nas pontas das unhas;
  • Unhas que dobram com facilidade por serem finas;
  • Unhas que possuem aspecto poroso e manchas brancas.

Dicas de tratamento para unhas fracas

1. Reduza o número de vezes na manicure: se você é daquelas pessoas que faz a unha todas as semanas, o ideal é reduzir o número de vezes para que a unha fique protegida das agressões causadas pela acetona, pelo esmalte e pela retirada das cutículas.

2. Use bases fortalecedoras: existe um grande número de bases que possuem substâncias que ajudam no fortalecimento das unhas. O ideal é retirar o esmalte e deixar a unha por um tempo somente com a base para que fique sempre saudável.

3. Use luvas de proteção: durante as lavagens de roupas e louças ou manipulação de produtos químicos é muito importante proteger as unhas com luvas para evitar o enfraquecimento.

PUBLICIDADE

4. Alimente-se bem: para manter a beleza das unhas é importante ter uma alimentação saudável, rica em proteínas, vitaminas A e B, sais minerais como zinco, ferro, iodo e cálcio. Os alimentos ajudam a preservar a saúde das unhas.

5. Pare de roer as unhas: o hábito de roer as unhas ajuda no enfraquecimento das mesmas. Portanto o mais indicado é parar de roê-las. Existem substâncias amargas a base de pimenta que podem auxiliar a excluir esse hábito.

PUBLICIDADE

Conheça o esmalte para parar de roer unhas da Avon

Use bases fortalecedoras e evite fazer várias vezes as unhas na semana.

O enfraquecimento das unhas pode ser causado por vários fatores que colocam em risco a proteção delas. As unhas devem ser bem cuidadas e uma alimentação saudável possui papel fundamental nisso. O mais indicado é procurar um médico especialista para avaliar o caso ao aparecerem os sinais e verificar se não existe outro problema relacionado.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.