Os melhores “looks” para homens fazerem entrevista de emprego

Se engana quem pensa que os homens não devem se preocupar com que roupa vestir na hora de passar por uma entrevista de emprego.…

Por Andre em 24/02/2012

Exemplos de roupas que os homens podem usar em entrevistas de emprego

Se engana quem pensa que os homens não devem se preocupar com que roupa vestir na hora de passar por uma entrevista de emprego. Assim como as mulheres, eles também devem estar com uma vestimenta adequada e que pode fazer toda a diferença para conseguir aquela vaga tão cobiçada.

A primeira coisa que deve ter em mente é que juntamente com o currículo do candidato, a maior parte das empresas leva em conta a aparência para contratar os seus funcionários, ou seja, nada de comparecer na entrevista usando roupas amassadas, tênis sujos, calças jeans desbotadas, camisetas furadas, blusas de times de futebol, torcidas organizadas ou da sua banda de rock preferida.

Assim que a entrevista for marcada, já comece a pesquisar sobre a empresa, se é que ainda não a conhece. Procure saber qual é o tipo de roupa exigida para trabalhar lá, se os funcionários usam uniformes, se o visual é um pouco mais largado ou se a exigência é por vestimentas mais formais.

☰ CONTEÚDO

Siga o estilo da empresa

As roupas devem variar conforme o cargo e o estilo da empresa

Caso a empresa exija roupas mais formais, como é o caso de instituições financeiras, escritórios de advocacia, agências bancárias e empresas do ramo de contabilidade, dê preferência a um “look” mais clássico e social, usando por exemplo uma camisa social e uma calça de linho; uma camiseta polo, um blazer e uma calça jeans; ou uma calça jeans em tom mais escuro e uma camisa de manga. Com relação aos calçados, nestes casos o melhor é optar por sapatos sociais cuja cor deve combinar com o restante do visual. Dependendo do cargo, se for uma posição mais elevada, pode ser necessário o uso do traje esporte fino.

Por outro lado, se a empresa for mais flexível com a aparência dos funcionários, como é comum em agências de publicidade, pode usar um “look” mais despojado, porém, sem abusar na mistura de cores e extravagâncias. Uma calça jeans tradicional com camisa polo, t-shirts ou camisa de botões, cai muito bem. Para os pés, um sapato social de amarrar, sapatênis ou um tênis casual é uma boa, lembrando que eles devem estar bem limpos. Completando o visual,  pode usar um cinto que combine com o restante das peças, assim como as meias, cuja cor deve seguir a mesma do calçado ou da calça.

Acessórios: o que pode e o que não pode?

Não exagere no uso de objetos extravagantes

Em muitos casos, é necessário levar o notebook ou algum outro tipo de material para fazer uma apresentação ao entrevistador. Se for o seu caso, uma bolsa masculina ou mochila é o ideal. Com relação aos relógios, prefira os modelos menores e mais clássicos, sem nenhum exagero. Evite usar bonés, pulseiras nos braços, correntes no pescoço e brincos. Neste caso, deixe para usá-los depois que for contratado, caso o ambiente permita.

Outras dicas

Independente do tipo do calçado, é importante que ele esteja bem limpo

Além da roupa, preste atenção também a outros detalhes enquanto se prepara para uma entrevista de emprego. Deixe as unhas bem cortadas, a barba feita, os cabelos limpos e penteados (sem nenhum penteado exagerado) e não exagere no desodorante e perfume.

Use o bom senso e boa sorte na entrevista!

Top