Centro de Valorização da Vida: prevenção de suicídios

No Brasil, a cada 60 minutos uma pessoa comete suicídio e outras três tentam dar fim a vida. Para acabar com essa atitude que…

Por Élida Santos em 02/01/2012

A instituição atende pessoas que passam por problemas emocionais (Foto: Divulgação)

No Brasil, a cada 60 minutos uma pessoa comete suicídio e outras três tentam dar fim a vida. Para acabar com essa atitude que impacta milhares de famílias em todo o país, o Ministério da Saúde vem tratando o suicídio como um caso de saúde pública e instituições não organizacionais que debatem o tema não param de crescer. Uma delas é a organização Como Vai Você? (CVV), que previne as causas do suicídio.

De acordo com a organização, o estudo e o debate do tema é a forma mais eficaz de prevenção. A CVV acredita que a sociedade e os governantes só podem promover a prevenção se tiver conhecimento sobre o suicídio e suas causas. É preciso estudos que catalogam informações sobre suicidas, como por exemplo, faixa de idade em que esse ato ocorre e situações que levam uma pessoa a se suicidarem.

Logo da organização Como Vai Você? (Foto: Divulgação)

O CVV possui canais de comunicação para pessoas que pensam em se suicidar. Esses cidadãos podem procurar ajuda na organização por meio do telefone para contato  141, onde um voluntário do Programa de Apoio Emocional, pode auxiliar e aconselhar a pessoa que passa por essa situação emocional complicada. O chat também é um bom local para as pessoas desabafarem, além do serviço de voip e o Fale Conosco, que pode ser acessado por meio do site http://www.cvv.org.br/.

 

Dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Suicídio (Foto: Divulgação)

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. É nessa data que as pessoas se mobilizam para combater esse atentado contra a vida. O problema tem grandes proporções no Brasil e merece atenção. Uma pesquisa do núcleo de epidemiologia psiquiátrica da Universidade de São Paulo (USP) apontou que 9,5% da população urbana do Brasil já pensou em se suicidar e 3,1% tentaram tirar a própria vida.

O Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul são os estados brasileiros com maior índice de suicídio do Brasil. O CVV possui projetos em quase todos os Estados do Brasil. A instituição tem como objetivo oferecer apoio as pessoas que estão em situação de risco eminente de suicídio. Os voluntários da instituição fazem com que as pessoas reflitam sobre o ato que pretendem realizar e tem como principal intuito não permitir que o suicídio aconteça.

Top