Segundo estudos e pesquisas dormir bem é ideal para a saúde, inclusive para emagrecer, e não exige esforço nenhum; basta dormir o tanto de horas necessárias.
Esse assunto intriga e chama cada vez mais a atenção dos especialistas, que já apontam à ‘falta da boa noite de sono’ como a causa de doenças como: depressão, fibromialgia, a baixa resistência ao estresse e infecções, a diminuição de imunidade, e assim vai…, e a ela, a obesidade.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Columbia que foi apresentada a Associação Norte-americana para Estudo da Obesidade,em Las Vegas, aponta que pessoas que dormem quatro horas por noite ou menos, têm cerca de 73% de tendência a engordar, pois as poucas horas de sono dormida faz com que o índice de massa corporal (o IMC) aumente.
Mas como assim?
Segundo as pesquisas as reações são as seguintes quando se dorme pouco:
– a ghrelina – que é um hormônio sintetizado no estômago e regula o gasto calórico, funciona da seguinte maneira: se usamos mais energia quando estamos acordados, a ghrelina aumenta e faz com que nos desperte a fome; o que não é bom se não somos acostumamos a dormir a carga de horário necessária;
– outra causa também é a leptina, que é um neuromodulador produzido pelas células de gordura, que controla a saciedade e;
– o cortisol, que estoca gorduras no corpo, e costuma agir muito mais em pessoas que dormem pouco;
Além desta, outra pesquisa importante foi realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, que teve cerca de 500 voluntários entre 27 e 40 anos; e no final do período da pesquisa obtiveram o seguinte resultado: as pessoas que dormiam menos de seis horas por dia engordavam cerca de dois quilos. Os cientistas explicaram este ganho de peso com o argumento de que se a pessoa tem um sono de má qualidade, este altera nas substâncias que regulam o apetite dela; como já citado acima.
Assim conclui-se que se dormimos a carga horária necessária que é de sete a oito horas por noite, evitamos as reações que acontecem em nossos corpos que acabam nos fazendo engordar; mas lembre-se, dormir demais também pode causar alguns problemas à saúde como os distúrbios respiratórios (apnéia, ronco).
E fica a dica, dormir bem significa respeito e saúde ao nosso corpo, e nada melhor do que dormir com a consciência tranquila de que estamos fazendo um bem a nos mesmos. E agora que tal controlar seu sono?