Aprenda a planejar o orçamento doméstico

Controlar as despesas, diminuir gastos com supérfluos e conseguir manter o orçamento doméstico, com folga, é uma tarefa bem difícil. Quando chega o fim…

Por Redacao em 02/11/2011

Controlar as despesas, diminuir gastos com supérfluos e conseguir manter o orçamento doméstico, com folga, é uma tarefa bem difícil. Quando chega o fim do mês, o que fazer para planejar e controlar o orçamento familiar?

Por onde começar

É preciso ter noção de quanto se gasta com despesas fixas e contas das quais você não pode fugir. Então, é hora de fazer uma planilha e ver para onde o dinheiro está indo!

Passo 1: Comece listando todas as despesas fixas e mais caras, como aluguel, contas de telefone, energia, despesas com mensalidades escolares  etc.

Passo 2: Anote as semifixas, como prestações, alimentação, transporte, contas do salão de beleza, impostos, cheques, remédios, lazer etc.

Passo 3: Anote as despesas que variam e não ocorrem sempre, como IPVA, férias da família, dias comemorativos  etc.

Passo 4: Com base no orçamento feito, você pode se antecipar e verificar quanto gastará em média nos meses seguintes.

Passo 5: Relacione a receita, quanto dinheiro entra no orçamento todo mês. Calcule o valor dos salários e extras, utilizando o valor líquido recebido.

Passo 6: Faça o cálculo das receitas e despesas mensais, considerado o valor das receitas menos o valor das despesas.

Passo 7: Mantenha, quando possível, uma reserva de suas receitas para aplicar em investimentos.

Como mudar a situação ruim e eliminar gastos?

Para sair do vermelho ou mesmo economizar, a dica é identificar os gastos que podem ser eliminados ou diminuídos. Não adianta pensar nas contas fixas que nunca mudam, o ideal é analisar aquelas contas variantes, como o supermercado. Pequenas mudanças nos hábitos ajudam, para que seu salário chegue tranquilo até o fim do mês.

Não sabe se está gastando a mais? Uma pesquisa de orçamentos familiares do IBGE, por tipo de despesa e Região, especificou valores de determinadas áreas, então você pode Comparar seus gastos com a média.

Vídeo

Assista ao vídeo do professor José Dutra Sobrinho ensinando a elaborar um planejamento familiar. Aprenda a avaliar o seu orçamento e adequá-lo. Clique aqui e assista agora!

Se programe e pense no dia de amanhã!

Top