Candidíase intestinal: o que é, sintomas

A candidíase intestinal é um problema que, apesar de não ser incomum, muitas vezes acaba não sendo diagnosticado. Conheça mais sobre esse problema e entenda melhor o que é e quais os sintomas da candidíase intestinal.

A candida albicans é naturalmente encontrada no trato gastrintestinal. (Foto: divulgação)

A dificuldade de diagnóstico

Não existem exames capazes de diagnosticar a candidíase intestinal, porque a candida albicans, causadora da doença, é naturalmente encontrada na flora intestinal das pessoas e, portanto, qualquer exame acusaria a presença do fungo, sem significar, necessariamente, que a pessoa tenha a candidíase.

O que é candidíase intestinal

A candidíase intestinal ocorre quando a candida, além de se apresentar por todo trato gastrintestinal, como acontece com todas as pessoas, se acumula e cria grandes colônias em determinada região. Infelizmente não é possível identificar onde estão as colônias e nem saber se elas realmente existem, mesmo através de exames de imagem, como a colonoscopia.

Principais sintomas

O diagnóstico do problema é clínico, e por isso ninguém melhor que o próprio indivíduo para identificar a doença através dos principais sinais e sintomas de candidíase intestinal:

  • Problemas digestivos;
  • Quadros de prisão de ventre e diarreia, que se intervalam sem nenhuma explicação;
  • Acne em pessoas adultas;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Cansaço crônico;
  • Dificuldade de atenção, memorização e concentração;
  • Cólicas abdominais;
  • Candidíase em outras partes do corpo, como na região dos genitais;
  • Doença de Chron;
  • Intolerância a alimentos.

Quando se prolifera em quantidade exagerada, a candida provoca sintomas locais e sistêmicos. (Foto: divulgação)

Por que ocorrem sintomas sistêmicos

Apesar de o fungo ficar restrito no trato gastrintestinal, a candidíase intestinal é capaz de provocar uma série de sintomas sistêmicos, como dificuldade de atenção, concentração, dor de cabeça e fadiga crônica. Essa é uma dúvida bastante comum e a explicação é muito simples.

A candida é um fungo que, uma vez que tenha se reproduzido em quantidade exagerada, é capaz de produzir uma série de substâncias tóxicas para o organismo, que são liberadas na corrente sanguínea e são as responsáveis por causar os sintomas sistêmicos.

Tratamento

Para tratar a candidíase intestinal é recomendado utilizar suplementos alimentares e multivitamínicos capazes de fortalecer o sistema imunológico. Em alguns casos a utilização de antifúngicos, como o fluconazol, pode trazer bons resultados, mas deve sempre ser utilizado sob recomendação médica.

O uso de suplementos alimentares ajuda a fortalecer o sistema imunológico. (Foto: divulgação)

A candidíase intestinal é um problema decorrente da proliferação anormal de um fungo que é naturalmente encontrado na flora intestinal. O problema pode cursar com sintomas localizados e sistêmicos, e o tratamento inclui a utilização de fármacos que fortalecem o sistema imunológico e combatem o fungo.

Reply