Turismo ecológico no Brasil – melhores destinos

Com o passar do tempo, estamos percebendo o quanto o nosso planeta está sendo prejudicado. São numerosos os desmatamentos em todo o mundo, consumo…

Com o passar do tempo, estamos percebendo o quanto o nosso planeta está sendo prejudicado. São numerosos os desmatamentos em todo o mundo, consumo desenfreado de objetos que levam séculos para se decompor, contaminação do solo, da água, entre outros. Em meio a preocupação com o meio ambiente, o turismo ecológico é um dos setores que mais cresce no mundo, já que alia o turismo com a sustentabilidade, fazendo o uso correto dos atrativos do meio ambiente, sem prejudicá-lo.

O ecoturismo, como também é chamado, busca novas experiências relacionadas com a natureza, aliando lazer e turismo com esporte e educação ambiental. No turismo ecológico, todo tipo de patrimônio natural e cultural é usado com extrema responsabilidade, promovendo não só a consciência ambiental, mas ensinando a preservar o que temos para o bem estar de todos, inclusive das gerações futuras.

No Brasil, o ecoturismo vem ganhando mais atenção do que o turismo comum, tanto que chamou a atenção dos estrangeiros, sendo escolhido pela National Geographic como o melhor destino de Turismo de Aventura de todo o mundo. Conheça algumas cidades espalhadas por todo o Brasil que oferecem este tipo de turismo, além de belas paisagens e promessas de muitas aventuras e lembranças boas:

Parque Nacional dos Aparados da Serra (Foto: Divulgação)

O ecoturismo na Sul do Brasil está ligado, principalmente, às travessias entre os dois cânions situados no belo Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. Os cânions estão localizados entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e possuem mais de 900 metros de profundidade.

Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu (Foto; Divulgação)

O Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, guarda uma beleza surpreendente, explorada cada dia mais por praticantes de ecoturismo que desejam participar de aventuras e apreciar a paisagem maravilhosa.

Chapada da Diamantina, na Bahia (Foto:Divulgação)

Na Chapada da Diamantina, na Bahia, são realizados passeios de bicicleta até o Rio Roncador, além de escaladas em rochas no Parque da Muritiba, rafting nas corredeiras do Rio das Contas e Rapel na bela Gruta do Lapão.

Chapada dos Veadeiros (Foto; Divulgação)

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é o destino certo para os praticantes de rafting, rapel, canionismo, ciclismo e trekking, que além de se divertirem com muita aventura e ação, ainda podem se deliciar com as belezas do local.

Rafting em Brotas (Foto: Divulgação)

No estado de São Paulo, em Brotas, é possível desfrutar desde boia-cross e rafting até esportes como o arvorismo e a cavalgada, tudo isso em meio a bela mata nativa que se mantém preservada.

Depois de tantas sugestões para praticar o ecoturismo, só basta escolher o destino, fazer as reservas do hotel e pôr o pé na estrada rumo a um passeio radical, com muita ação e aventura. Caso você precise ou quer achar outros veja essa lista de bons hotéis.

Top