Como transformar óleo de cozinha em sabão

Como transformar óleo de cozinha em sabão

Transformar óleo de cozinha em sabão é um gesto que ajuda a economizar na compra de produtos de limpeza e ainda contribui com a…

Por Isabella Moretti em 23/05/2012

O óleo de cozinha pode ser reciclado e virar sabão de qualidade.

Transformar óleo de cozinha em sabão é um gesto que ajuda a economizar na compra de produtos de limpeza e ainda contribui com a saúde do planeta. Ao invés de descartar a substância usada durante a fritura, as pessoas podem armazená-la em recipientes para depois colocar em prática a receita de sabão.

Quando o indivíduo simplesmente descarta o óleo doméstico, jogando-o no ralo da pia ou no vaso sanitário, ele está poluindo o meio ambiente, principalmente os rios, pois 1 litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Os efeitos desta forma errada de descarte também criam preocupações em casa, pois o acúmulo de gordura na tubulação pode causar refluxo de esgoto e entupimento.

Para não sofrer com transtornos em casa e nem poluir a natureza, a melhor saída é reutilizar o óleo doméstico. O sabão em barra preparado com este produto pode ser usado para lavar louças, roupas e calçados, contando com a vantagem de produzir muita espuma.

Veja também: Sabão caseiro – como fazer

Receita de sabão de óleo doméstico

Reúna o óleo aos demais ingredientes para produzir as suas barras de sabão em casa.

Confira a seguir o passo a passo para fazer sabão, reciclando óleo de cozinha:

Materiais
– 4 litros de óleo comestível usado
– 1 quilo de soda cáustica
– 2 litros de água quente
– ½ copo de sabão em pó
– 5 ml de óleo essencial de erva doce (ou outra fragrância da sua preferência)

Modo de preparo
Dissolva o sabão em pó em ½ litro de água quente. Em seguida, use o restante da água para dissolver a soda cáustica. As duas soluções, preparadas separadamente, devem ser despejada em um recipiente junto com o óleo de cozinha.

Para que o produto possa adquirir consistência, é necessário mexer por 20 minutos. Acrescente a essência para que o sabão fique com um cheiro mais agradável e, depois, despeje o conteúdo nas formas. No dia seguinte, corte em barras e espere secar totalmente.

Cuidados na hora de fazer sabão

Tome cuidado ao lidar com a soda cáustica, pois ela é tóxica.

Como a receita leva soda cáustica em seu estado puro, é importante adotar alguns cuidados para não ser prejudicado com os agentes tóxicos. Ao preparar o sabão, use máscara, luvas, calçados fechados e utensílios de plástico ou madeira. A manipulação de um produto totalmente corrosivo deve acontecer em um ambiente aberto, mas longe dos animais de estimação e das crianças. Quando os cuidados não são tomados, uma série de acidentes domésticos pode acontecer.

No caso de não querer ter o trabalho de preparar sabão em casa, o indivíduo pode armazenar o óleo numa garrafa PET e encaminhar para uma empresa de reciclagem ou ONGs que desenvolvam projetos de reutilização do produto.

Saiba mais: Sabão ecológico – como fazer

Top