Tuberculose pleural: sintomas, tratamento

Depois que o cantor Thiaguinho, ex-Exaltasamba, foi internado por conta de um Tuberculose Pleural, a doença ficou em evidência e as pessoas começaram a…

Depois que o cantor Thiaguinho, ex-Exaltasamba, foi internado por conta de um Tuberculose Pleural, a doença ficou em evidência e as pessoas começaram a querer saber mais sobre esse mal.  A tuberculose é uma das principais doenças infectocontagiosas do mundo, sendo uma preocupação eminente na saúde pública internacional e nacional.

Tuberculose pleural deve ter a atenção do doente (Foto: Divulgação)

O agente etiológico do mal é o Mycobacterium tuberculosis, um bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) identificado em 1882 por Robert Kock. A bactéria é um aeróbio estrito, com multiplicação lenta e cápsula com alto teor lipídico. A tuberculose é uma das doenças que conhecemos que são transmitidas por meio da respiração.

Tuberculose Pleural: o que é?

A Tuberculose Pleural é a principal forma de tuberculose extrapulmonar, atingindo mais adolescentes e adultos jovens. Na maior parte das vezes, a disseminação da doença acontece através da contiguidade a partir de algum foco subpleural, pela via linfática ou como extensão do comprometimento pulmonar. Quando se apresenta na forma isolada, somente com comprometimento pleural, não existe uma grande perca ponderal significativa ou febre.

Sintomas da Tuberculose Pleural

Os sintomas de uma Tuberculose Pleural são a dor pleurítica acompanhada de tosse seca e desconforto respiratório, a depender da extensão do processo. Por isso é muito importante procurar um médico, pois esse problema não apresenta grandes incômodos até que a pessoa tenha comprometimento extenso do pulmão.

O cantor Thiaguinho, por exemplo, foi internado com dificuldades de respirar, por isso ficou alguns dias em observação e para a efetivação de exames que comprovaram o problema no pulmão. A Tuberculose Pleural foi confirmada dias após a sua alta do hospital.

Thiaguinho fará tratamento contra a tuberculose (Foto: Divulgação)

Tratamento da Tuberculose Pleural

Para saber o tratamento recomendado para o seu tipo de tuberculose é bom ir ao médico. Isso porque as pessoas necessitam de uma avaliação geral, já que não são todos que podem tomar medicamentos com certos princípios ativos. A Tuberculose Pleural não é diferente, e a pessoa precisa ter uma atenção especial com relação a medicação ministrada e os cuidados médicos recomendados para a cura do problema.

Continuar Lendo  Festa junina no SESC 2015

Top