Truques para manter a casa organizada

Uma casa bagunçada significa uma baita poluição visual. Todos entram nela e se sentem mal porque não têm pontos fixos onde parar o olhar.…

Em uma casa organizada, sentimo-nos bem melhor. (Foto: Divulgação)

Uma casa bagunçada significa uma baita poluição visual. Todos entram nela e se sentem mal porque não têm pontos fixos onde parar o olhar. E para quem mora nela, é ainda pior, pois perde tempo porque não consegue encontrar o que precisa e fica perdido entre tantos objetos, muitas vezes, até sem uso. Sendo assim, veja alguns truques para manter a casa organizada, mesmo que você não tenha tempo para arrumá-la constantemente.

Você também precisará ler: Manter a Casa Organizada – Dicas Práticas.

A lei do desapego deve ser aplicada pelo menos uma vez por ano. Ela consiste em fazer uma limpeza geral em todos os armários da casa, separando os objetos em caixas, rotulando-as como: lixo, doação e útil. Então, quando terminar esse serviço, encaminhe cada caixa para o seu devido lugar. Com isso, você terá uma bela sensação de alívio e clareza. Experimente!

Compre caixas, armários de plástico ou embalagens que sirvam para organizar as suas coisas. Assim, ficará muito mais fácil encontrar o que você precisa na hora certa. Separe os objetos por categorias e, de preferência, em caixas com cores diferentes e rotuladas. E se tiver que guardar várias caixas em um mesmo local, coloque as que usará com mais frequência na frente.

Quando chegar em casa, evite jogar tudo pelos ares. Tenha um lugar certo para deixar a bolsa, as chaves e a carteira. Tire as roupas, dobre-as e guarde-as ou coloque-as no cesto de roupa suja. Tire os sapatos e guarde-os antes de colocar os chinelos.

No guarda-roupas, prefira pendurar as roupas no cabideiro, pois será mais fácil visualizá-las. Tenha um espaço para guardar as roupas usadas e que podem ser reutilizadas para não misturá-las com as lavadas. Coloque as vestimentas que usa frequentemente em locais mais acessíveis.

Deixe o seu guarda-roupa bem organizado para encontrar tudo o que precisa com rapidez. (Foto: Divulgação)

Na cozinha, prefira guardar os seus potes com as devidas tampas para evitar ficar procurando os pares quando precisar. Eles poderão ocupar mais espaço, mas certamente deixarão os seus momentos na cozinha muito mais práticos.

Use potes transparentes para guardar os alimentos na dispensa. (Foto: Divulgação)

Lembre-se sempre da seguinte regra: quando tirar algo do lugar, use-o, e assim que terminar de usá-lo, guarde-o de onde o tirou. Desse modo, a sua casa ficará organizada por muito mais tempo, evitando que você a arrume a todo momento. Para não ficar com várias embalagens de tamanhos diferentes, coloque os seus alimentos em potes transparentes.

Leia também: Dicas para Organizar a Bagunça em Casa.

Com esses truques para manter a casa organizada, você não terá mais problemas para encontrar o que precisa. Para tanto, é preciso ter muita disciplina e força de vontade, principalmente se você costumava ter a casa sempre bagunçada.

 

 

 


Top