Manter a casa organizada: dicas práticas

Sua casa anda meio bagunçada, com tudo fora do lugar e parece não ter jeito de mudar essa situação? Calma! Separamos para você algumas…

Por Redacao em 14/02/2012

Sua casa anda meio bagunçada, com tudo fora do lugar e parece não ter jeito de mudar essa situação? Calma! Separamos para você algumas dicas preciosas para manter a organização de casas pequenas, grandes, de uma única pessoa ou de famílias inteiras. Continue lendo e saiba mais!

Separe o que não presta do que você realmente irá usar (Foto: Divulgação)

Xô, bagunça!

Se você está com aquele pensamento de que para resolver o problema de bagunça em casa só jogando tudo fora, realmente o seu problema é grande. Mas, tem como reverter esse quadro, acredite!

Seja grande ou pequena a sua casa, o importante é fazer do momento da organização que vai se iniciar uma espécie de terapia e não uma atividade estressante, sendo assim, coloque como objetivo organizar um ou dois cômodos por vez. Pode parecer pouco, mas dependendo do grau da bagunça, será o suficiente. Feito isso, mão a obra!

O que preta e o que não presta:O primeiro passo é saber exatamente o que você realmente usa e o que só está ocupando espaço na casa. Então, abra os armários, olhe debaixo das camas, em cima e no fundo do guarda-roupa e todas as gavetas existentes na residência. Não se assuste, a quantidade de coisas desnecessárias costuma mesmo ser grande. Feito isso, as coisas vão começar a clarear e o próximo passo pode ser tomado.

Dicas de organização (Foto: Divulgação)

Organizadores: As pessoas costumam ter coisas de diversos tamanhos em casa, portanto, para que nada fique espalhado a melhor opção é comprar caixas organizadoras. Elas são ‘uma mão na roda’ na hora de colocar tudo no lugar. Vá até uma loja de variedades e utensílios e compre quantas caixas puder. Então, comece a organizar as coisas por necessidade, ou seja, o que usa com mais frequência em locais de fácil acesso e coisas como decoração de Natal, por exemplo, devem ser armazenados de forma que fiquem inteiros até que a data chegue novamente.

Caixas organizadoras (Foto: Divulgação)

Banheiro: Os organizadores servem também para o banheiro para colocar xampus e cremes e para que nada fique espalhado.

Etiquetas:Não adianta nada separar tudo nas caixas e ir amontoando uma em cima da outra e esquecer o que está e onde. Para que isso não aconteça, coloque uma etiqueta especificando os itens que constam nas caixas. Uma medida simples que evita bagunça e facilita na hora de guardar e encontrar tudo.

Cestos para separar roupa suja e roupa para passar (Foto: Divulgação)

Cestos: Eles são indispensáveis para roupas sujas e limpas. Deixe sempre um no banheiro e outro na lavanderia, assim não é preciso ficar correndo pela casa atrás das peças para lavar e fica mais fácil para a hora que recolher do varal e já separar aquelas que precisam ser passadas.

Essas dicas parecem simples demais, mas fazem toda a diferença. Pode acreditar!

 

Top