Bodybuilding: o que é, benefícios, cuidados

O bodybuilding é um esporte, mais conhecido no Brasil como fisiculturismo. Sua popularidade tem aumentado desde a década de 70, quando essa modalidade de…

Por Editorial MDT em 31/07/2012

O bodybuilding é um esporte, mais conhecido no Brasil como fisiculturismo. Sua popularidade tem aumentado desde a década de 70, quando essa modalidade de atividade física atingiu seu apogeu. A novidade é que nesses últimos anos os avanços tecnológicos e nutricionais transformaram o fisiculturismo em uma arte de modificação corporal que pode ser alcançado por qualquer pessoa que tiver bastante disciplina e determinação. Saiba o que é bodybuilding, seus benefícios e os cuidados necessários.

O termo “No pain, no gain” é bastante usado por fisiculturistas. Entenda o que significa.

O bodybuilding é um estilo de vida.

O que é

Quem pensa que esse esporte se resume a um treino pesado de musculação está completamente enganado. Para conseguir construir o corpo dos sonhos é preciso se concentrar em várias coisas diferentes, como treino, dieta e estilo de vida. A dica é focar em objetivos que devem sempre ser lembrados, de modo a evitar que o indivíduo acabe se desviando de seu caminho.

Dieta regrada

Um dos benefícios desse esporte é a necessidade de realização de uma dieta bastante específica, que além de trazer as diversas vantagens de uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e pobre em gordura, também tem por objetivo oferecer toda a energia que o bodybuilder irá precisar ao longo do dia.

É preciso ressaltar que, apesar da dieta de indivíduos praticantes desse esporte ser hipercalórica para pessoas comuns, o altíssimo nível de atividade muscular que eles apresentam torna a quantidade de calorias necessária.

O uso de suplementos alimentares inadequados podem trazer vários prejuízos para a saúde. Saiba como identificar esses produtos.

Uma alimentação regrada é fundamental para conquistar os objetivos.

Descanso sagrado

Outro benefício que toda pessoa disciplinada e praticante de bodybuilding é “obrigada” a desfrutar, é descansar bastante. Apesar disso soar estranho em um primeiro momento, o fato é que a atividade muscular intensa acaba resultando em pequenos danos às fibras, que são regeneradas enquanto o corpo está em um estado de sedentarismo, durante o sono.

Treino puxado

A atividade física é muito benéfica, e quando aliada aos outros cuidados que todo bodybuilder disciplinado deve seguir, as vantagens oferecidas são infindáveis. O principal objetivo de um treino de musculação pesado é promover a hipertrofia de grupos musculares, mas os exercícios aeróbicos, que melhoram o desempenho cardíaco, também são incluídos na rotina de treinos.

Uma boa noite de sono ajuda na reconstrução muscular.

Cuidados necessários

O praticante de bodybuilding deve ser muito paciente e disciplinado, para conseguir alcançar cada objetivo estabelecido por sua rotina de treino. É importante deixar claro que determinadas atitudes visando abreviar o surgimento de resultados, como a prática de exercícios com pesos que estão além da capacidade física do indivíduo, realização extenuante da musculação, não respeitar o tempo necessário de descanso e a dieta saudável, ou ainda fazer uso de substâncias que prometem resultados milagrosos, pode ser muito perigoso para a saúde.

Em algumas situações, o excesso de exercício pode fazer mal à saúde. Saiba mais sobre o assunto.

Por isso que o mais indicado é procurar o apoio de multiprofissional de um educador físico, que é o único profissional devidamente qualificado para montar séries de exercícios e avaliar a evolução do condicionamento muscular, um nutricionista, para certificar-se de ingerir a quantidade ideal de nutrientes necessários, além de um médico, para ter certeza de que está tudo bem com o organismo.

O treino pesado não é a única preocupação do bodybuilder.

O bodybuilder é muito mais do que levantar pesos para ficar sarado, é um verdadeiro estilo de vida, que visa a realização de atividades extremamente saudáveis e superação de objetivos, além do crescimento muscular. A grande recompensa desse trabalho é poder desfrutar da evoluçao da mente, juntamente com a do corpo.

Saiba como funciona a musculação na gravidez.

Top