Tratamentos para aliviar dores na coluna

Tratamentos para aliviar dores na coluna é sobre o que vamos comentar na matéria a seguir, trazendo informações importantes para quem sofre com esse problema,…

Tratamentos para aliviar dores na coluna é sobre o que vamos comentar na matéria a seguir, trazendo informações importantes para quem sofre com esse problema, que atinge a uma grande parte da população.

Tratamentos para aliviar dores na coluna (Foto Ilustrativa)

A dor na coluna pode ser causada por diversos fatores, como má postura, sedentarismo, excesso de peso, doenças e até mesmo por um movimento inadequado. De maneira geral, ela desaparece em um prazo de duas a três semanas, mas se persistir por mais tempo, pode estar relacionada a algo mais sério e que requer avaliação médica.

Tratamentos para bico de papagaio

Tratamentos para aliviar dores na coluna

A prática regular de exercícios físicos pode trazer alívio para as dores na coluna (Foto Ilustrativa)

Normalmente, os tratamentos para dor na coluna associam duas ou mais formas de terapia. Nos casos de dor aguda (quando ela dura entre 4 e 6 semanas), podem ser utilizadas compressas frias e quentes e ser recomendado o repouso. Anti-inflamatórios e analgésicos também podem fazer parte da terapia.

Para a fase subaguda (duração de 6 a 12 semanas), o tratamento inclui a fisioterapia convencional, combinada com recursos como termoterapia, eletroterapia e hidroterapia, para aliviar a dor, além de exercícios de alongamento, estabilização, fortalecimento muscular e outras técnicas que previnem a volta da dor.

A hidroterapia é também uma boa opção para tratar as dores nas costas (Foto Ilustrativa)

Melhores travesseiros para quem sofre de coluna

Já nos casos da dor crônica (quando ela persiste por mais de 3 meses), o tratamento envolve o uso de medicamentos, orientação para mudança de hábitos e a prática regular de atividades aeróbicas. A acupuntura também é interessante, devido ao seu efeito analgésico e relaxante.

Leia Também:  Desmame do bebê: como fazer, dicas

A cirurgia para dor de coluna só é recomendada em casos específicos, envolvendo doenças que causam compressão nos nervos (hérnia de disco) e o estreitamento do canal vertebral ou grandes deformidades (escolioses graves).

Tratamentos caseiros

Entre os tratamentos alternativos, a acupuntura é uma boa pedida (Foto Ilustrativa)

Há também alguns tratamentos caseiros para dor na coluna, como fazer exercício de alongamento para coluna, usar bolsa de água quente no local dolorido (de 15 a 20 minutos) e deitar de barriga para cima, apoiando as costas no chão ou em um colchão firme, dobrando os joelhos, mantendo os braços esticados e respirando profundamente durante alguns minutos.

Saúde das costas: cuide da coluna

Caso a dor se torne mais forte e persista por um tempo maior, procure o médico o mais rápido possível para identificar as causas e iniciar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top