Pré-operatório de abdominoplastia: como é

Assim como as demais cirurgias, a abdominoplastia necessita de preparação. O procedimento requer uma profunda avaliação para descartar a possibilidade de problemas que possam…

Por Editorial MDT em 11/03/2013

Assim como as demais cirurgias, a abdominoplastia necessita de preparação. O procedimento requer uma profunda avaliação para descartar a possibilidade de problemas que possam contraindicar a cirurgia, como vasculares, pulmonares e de coagulação. Saiba mais sobre o assunto e veja como é pré-operatório de abdominoplastia.

A abdominoplastia é indicada para remover gordura localizada, flacidez e estrias. (Foto: divulgação)

Abdominoplastia

A abdominoplastia é o nome dado para o procedimento cirúrgico destinado a remoção de gordura localizada no abdome, além da flacidez da pele e também das estrias que passam pelo umbigo e pelos pubianos. Nosso abdome é constituído por várias camadas que envolvem e protegem os órgãos da cavidade interior.

As barriguinhas devem ser analisadas com cuidado, pois algumas podem ser tratadas somente com lipoaspiração ou uma pequena abdominoplastia. Segundo especialistas, a abdominoplastia deve ser feita por pacientes com grande excesso de pele e que os tratamentos estéticos não conseguem remover.

Nem todas as pessoas estão aptas a fazer essa cirurgia. Sendo essencial, fazer exames prévios para saber se o individuo está em condições hemodinâmicas ideais para realizar o procedimento. Outro fator que deve ser levado em consideração é a predisposição a queloides e cicatrizes hipertróficas. Sendo assim, é preciso pensar antes de fazer a cirurgia, pois a cicatriz pode prejudicar a estética.

A abdominoplastia exige alguns cuidados no pré operatório. (Foto: divulgação)

Veja também abdominoplastia ou lipoaspiração, o que devo fazer 

Como é o pré-operatório de abdominoplastia

  • Conversar com o cirurgião sobre a abdominoplastia e discutir todos os detalhes são essenciais;
  • Esclarecer as dúvidas é muito importante;
  • No período pré-operatório da abdominoplastia não devem ser tomados medicamentos que contenham ácido acetil salicílico (ASS, Aspirina, melhoral e outros). Esse cuidado deve ser tomado pelo menos 2 semanas antes;
  • Substâncias tóxicas ou drogas não devem ser usadas pelo menos duas semanas antes da cirurgia;
  • Os fumantes devem parar por 14 dias antes e até duas semanas após a cirurgia;
  • O médico deverá ser consultado mediante a qualquer problema de saúde que surja antes da cirurgia, como gripes, resfriados, infecções e outros;
  • Antes da cirurgia o paciente deverá tomar banho usando sabonete antisséptico;
  • A alimentação deve ser leve até a meia noite. Bebidas como refrigerantes e álcool devem ser canceladas;
  • Deve ser feito jejum total de 8 horas antes da cirurgia. Excluindo água, balas, cafés e outros.

    É preciso consultar o cirurgião para avaliar os cuidados no pré e pós operatório. (Foto: divulgação)

Veja também cirurgia de abdominoplastia, onde fazer

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que exige alguns cuidados tanto no pré e pós-operatório. O mais indicado é procurar o médico para esclarecer todas as dúvidas e orientar sobre como é o pré-operatório da abdominoplastia. Não se esqueça de que a cirurgia deve ser feita em último caso, o ideal é optar por tratamentos estéticos menos invasivos.

Top