Tipos de Diabetes: sintomas, diferenças

Tipos de Diabetes: sintomas, diferenças

O diabetes é uma doença que gera diversos problemas ao indivíduo, sendo ideal a orientação de um especialista para um tratamento adequado. É importante…

Por Editorial MDT em 05/07/2013

O diabetes é uma doença que gera diversos problemas ao indivíduo, sendo ideal a orientação de um especialista para um tratamento adequado. É importante saber que existem dois tipos de diabetes e que cada uma apresenta diferentes manifestações. Conheça as diferenças e os sintomas dos dois tipos de diabetes.

Uma das maiores complicações do diabetes, é a pressão alta. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre o diabetes

O diabetes mellitus é um distúrbio metabólico causado pela falta relativa ou total da insulina. Esta substância é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem como função facilitar a absorção da glicose pelo organismo. Quando a insulina é produzida em quantidades insuficientes pelas células, começa a ocorrer um acúmulo de glicose no sangue, produzindo os sintomas característicos do diabetes.

Conheça a diferença entre os tipos de diabetes. (Foto: divulgação)

Tipos de diabetes

Existem dois tipos de diabetes e possuem fisiopatologias diferentes. Antigamente, eles eram conhecidos como diabetes insulino-dependente e insulino-independente. Atualmente, essa denominação está em desuso, sendo mais utilizadas as expressões diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

Saiba mais sobre os tipos de diabetes

O diabetes é uma doença que pode ocasionar diversos problemas ao indivíduo, sendo ideal buscar a orientação de um especialista para o início do tratamento. Conheça a diferença entre os dois tipos de diabetes.

  • Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune em que o corpo produz pouca ou nenhuma quantidade de insulina. Em geral, surge na infância ou na adolescência, sendo necessária a utilização de doses diárias de insulina para mantar o controle da glicose.

  • Diabetes tipo 2

Neste tipo da doença, ocorre a maior incidência de fatores hereditários, acometendo, em geral, indivíduos na fase adulta. O problema está associado a fatores como obesidade e genética. Nesses casos, a produção de insulina é normal, porém os tecidos do corpo se tornam mais resistentes à ação, dificultando a absorção da glicose pelo organismo.

Complicações relacionadas aos tipos de diabetes

O diabetes é um problema que afeta diversos indivíduos e necessita de tratamento adequado, de modo a evitar consequências para a saúde. Conheça alguns exemplos de complicações relacionadas a essa doença tão importante.

  • Catarata;
  • Cegueira;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Amputação de membros;
  • Pé diabético;
  • Dificuldade de coagulação sanguínea;
  • Impotência sexual;
  • Doenças pulmonares;
  • Doenças circulatórias;
  • Insuficiência renal;
  • Pressão alta.

Aprenda a prevenir o diabetes

A melhor forma de prevenir as manifestações do diabetes é manter um estilo de vida saudável através da prática de atividade física. Além disso, é importante melhorar o hábito alimentar, dando preferência aos alimentos mais saudáveis como frutas e verduras.

O derrame pode traser algumas sequelas ao indivíduo. (Foto: divulgação)

O diabetes é uma doença muito grave e necessita de acompanhamento especial. Após conhecer as principais diferenças entres os tipos de diabetes, é ideal buscar a orientação de um especialista, de modo a evitar consequências grave para a saúde.

Top