Tratamento para oxiúros

A infestação por vermes, como o oxiúros (Enterobius vermicularis) é um problema bastante comum da infância. A doença causa sintomas bastante desconfortáveis, mas que podem ser facilmente resolvidos com a terapia adequada. Entenda mais sobre a doença e saiba qual é o tratamento para oxiúros.

O hábito de coçar o bumbum é o suficiente para provocar reinfestação do parasita. (Foto: divulgação)

Sintomas da infestação por oxiúros

A doença apresenta um quadro clínico bastante típico, que facilita muito a suspeita da doença. Os principais sintomas de oxiúros são:

  • Intensa coceira na região anal, mais intensa à noite ou logo ao despertar. Esse é o principal sintoma que caracteriza o problema;
  • Em alguns casos é possível visualizar pequenos vermes de coloração branca e com até 2 cm de comprimento, presentes na roupa íntima, região anal ou no papel higiênico, durante a higiene íntima;
  • Dores abdominais;
  • Menos frequentemente pode ocorrer náusea e vômito ou evacuações sanguinolentas.

Transmissão e contágio

A principal forma de transmissão do parasita é fecal-oral. Isso significa que os ovos do verme, presentes na região anal e perianal, são transmitidos de uma pessoa a outra pelo contato com a mão, roupa íntima ou roupa de cama contaminadas. Frequentemente ainda ocorre a reinfestação de um mesmo indivíduo.

O Enterobius vermicularis é branco q tem cerca de 2 cm de comprimento. (Foto: divulgação)

Diagnóstico da doença

O diagnóstico geralmente não é difícil de ser feito e, na maioria dos casos, basta observar atentamente a região anal para detectar a presença dos parasitas. Também é possível solicitar um exame de fezes, que comprova a presença do oxiúro.

Tratamento

O tratamento é bastante simples. Uma dose única de Pamoato de Pirantel ou Mebendazol em também em dose única e repetida após 2 semanas é o suficiente para resolver o problema. Ainda é possível associar o uso de pomada anti-helmíntica por 5 dias (como o Tiabendazol), que acelera o processo de cura e diminui a coceira.

É preciso lembrar que uma medida importantíssima para o sucesso do tratamento é remover e lavar todos os brinquedos e roupas de cama da criança, com o objetivo de eliminar possíveis ovos.

O oxiúros é um problema que pode facilmente se espalhar para toda família. (Foto: divulgação)

A infestação por esse tipo de parasita é algo bastante comum entre irmãos ou crianças que frequentam a mesma creche, e por isso é muito importante que todos os membros da família sejam tratados ao mesmo tempo, mesmo que não estejam apresentando sintomas.

Como após o tratamento medicamentoso ainda pode ocorrer a liberação de ovos nas fezes por até uma semana, para evitar reinfestações é necessário sempre lavar muito bem as mãos e tomar um cuidado especial com a higiene íntima.

O oxiúro é um parasita intestinal que, apesar de ser pequeno, é capaz causar muitos incômodos. Vale a pena conhecer melhor o assunto e saber quais medidas tomar para proteger a saúde dos pequeninos.

Reply