Como diferenciar os tipos de diabetes

O diabetes é uma doença muito comum em nosso meio. Porém, poucas pessoas conhecem seu real significado e por isso possuem dificuldade em diferenciar entre os…

Por Editorial MDT em 03/04/2015

O diabetes é uma doença muito comum em nosso meio. Porém, poucas pessoas conhecem seu real significado e por isso possuem dificuldade em diferenciar entre os dois tipos do problema. Vale ressaltar que a classificação entre diabete tipo 1 e diabetes tipo 2 é essencial para o tratamento. Conheça algumas informações de como diferenciar os tipos de diabetes.

Conheça algumas dicas de dietas para diabéticos.

A perda de peso indesejada pode ser um sintoma do diabetes tipo 1. (Foto: divulgação)

Como diferenciar os tipos de diabetes

Saiba mais sobre o diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 é uma doença de caráter autoimune e se caracteriza pela destruição das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina, um hormônio responsável pela regulação da glicose no corpo. Esse tipo da doença se manifesta quando o organismo deixa de produzir a insulina, resultando no aumento das taxas de glicose (açúcar) no corpo.

tratamento do tipo 1 de diabetes é baseado nas aplicações diárias de insulina, visando regularizar o metabolismo do açúcar. É importante mencionar que, sem a insulina, a glicose não consegue alcançar as células, impossibilitando a produção de energia que o indivíduo necessita para o bom funcionamento do organismo. Como consequências dessa alteração metabólica, as altas taxas de glicose que são acumuladas no sangue podem afetar os olhos, os rins, os nervos e o coração do indivíduo, gerando graves consequências.

Buscar a orientação de um especialista é essencial para o tratamento adequado do diabetes. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre o diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 possui um fator hereditário muito maior quando comparado ao diabetes tipo 1. Ou seja, a incidência de filhos de indivíduos portadores de diabetes tipo 1 que herdam a doença é muito maior. Além disso, fatores como a obesidade e o sedentarismo, contribuem de forma direta com o desenvolvimento do problema.

Diferente do diabetes tipo 1, no tipo 2 a produção de insulina ocorre, porém de forma inadequada. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas, levando ao aumento das taxas de glicose. Vale ressaltar que o diabetes tipo 2 é muito mais comum na população. A vantagem é que esse tipo é de mais fácil controle, sendo usados medicamentos hipoglicemiantes, associados a dieta e exercício para a remissão da doença.

Diferenças sintomatológicas entre os diabetes tipo 1 e tipo 2

Conheça algumas informações sobre os quadros clínicos dos dois tipos de diabetes.

Quadro clínico – diabetes tipo 1:

  • Vontade de urinar várias vezes;
  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Nervosismo;
  • Mudanças de humor;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Quadro clínico – diabetes tipo 2

  • Infecções frequentes;
  • Alteração visual;
  • Dificuldade na cicatrização da ferida;
  • Formigamento dos pés.

    Aprenda a diferenciar os tipos de diabetes. (Foto: divulgação)

Saiba tudo sobre os diferentes tipos de diabetes

O diabetes é uma doença muito comum em nosso meio e que necessita de atenção e tratamento especiais. É muito importante conhecer e diferenciar os tipos de diabetes, de modo a tratar o problema de maneira eficaz.

Saiba porque os diabéticos são mais propensos a sofrer ataque cardíaco. 

Top