Dicas para evitar estrias na gravidez

Preparamos hoje várias dicas para evitar estrias na gravidez, afinal manter a estética durante a gravidez vem sendo, por anos, um dos maiores desafios…

Preparamos hoje várias dicas para evitar estrias na gravidez, afinal manter a estética durante a gravidez vem sendo, por anos, um dos maiores desafios da mulher moderna. Apesar de ser considerada como “o milagre da vida” a gravidez trás consequências sobre a aparência que vão muito além do ganho de peso e podem surgir estrias, varizes, manchas na pele e a terrível celulite.

Dicas para evitar estrias na gravidez (Foto: M de Mulher)

Dicas para evitar estrias na gravidez (Foto: M de Mulher)

Dicas para evitar estrias na gravidez

O instinto materno não diminuiu com a independência feminina, mas o cuidado com a beleza aumentou e certos cuidados que antes não eram vistos, agora são redobrados, tudo para manter a boa aparência e retornar à boa forma o quanto antes. Uma das marcas da gravidez mais temidas pelas mulheres é o aparecimento das estrias. Por isso, anote as  dicas para evitar estrias na gravidez.

Leia mais informações sobre: Alimentação Saudável na Gravidez

Estrias: O que são e como evitar

Elas deformam o corpo e pior, não somem sem tratamento estético ou pequenas cirurgias plásticas. Mas evitá-las ou, no mínimo, contornar o problema para que surja o mínimo possível de estrias não é um trabalho tão complicado.

Bastam alguns cuidados durante a gravidez para manter a pele lisa e perfeita como sempre.

Cuide bem da pele durante a gravidez, principalmente da barriga (Foto: Divulgação)

As estrias aparecem devido ao crescimento rápido do feto e a dilatação do útero, que acaba causando um estiramento excessivo de pele o que causa a deformação. É como esticar um tecido elástico até seu limite, ele acabará deformado.

Continuar Lendo  Fisioterapia na Gravidez Porque é importante?

Essa deformação causa pequenas cicatrizes chamadas estrias, que costumam aparecer onde a pele foi esticada e modificada, na gravidez o aparecimento ocorre com maior facilidade pela fragilidade das fibras de colágeno, que tem sua composição alterada durante a gestação.

Geralmente elas aparecem na barriga, seios, glúteos e coxas. Na barriga, onde o aumento pode ser de dez vezes o tamanho original, elas costumam aparecer próximo ao terceiro mês. Nos seios que podem quadruplicar de tamanho elas geralmente aparecem pelo terceiro mês ou durante a amamentação, quando eles continuam crescendo.

Para evitá-las é importante controlar o peso durante o período gestacional e tomar alguns cuidados com a pele.

Cuidados que podem impedir o aparecimento de estrias

Aplique creme e cuide bem da pele durante toda a gravidez (Foto: Divulgação)

Alguns cuidados são simples, mas fazem verdadeiros milagres na hora de combater as temíveis estrias.

Entre os cuidados para prevenção estão:

– Controlar o peso, tentando engordar no máximo 12 quilos até o final do período gestacional.

– Usar hidratante no mínimo duas vezes por dia na barriga, glúteos, coxas e seios (exceto os mamilos, que devem permanecer espessos e resistentes para prevenir rachaduras durante a amamentação).

– Passar durante o banho óleo corporal, o que impede a perda da umidade da pele.

– Usar sutiãs com alças e bojo reforçados, que dão sustentação aos seios.

– Tomar determinados cuidados para diminuir o inchaço, que também obriga a pele a se esticar, fazendo duas vezes por semana drenagem linfática ou dermotonia, feita com um aparelho que faz uma massagem localizada que reduz o inchaço e ainda ajuda a melhorar a circulação e tônus muscular.

Leia mais informações sobre: Curiosidades sobre gravidez

Tenho estrias, como tratar?

Hidrate e cuide bem da pele (Foto: Divulgação)

Apesar destes cuidados, nem sempre é possível evitar que as estrias apareçam, então, caso queira diminuir drasticamente seu número você pode, assim que passado o período de amamentação, examinar qual técnica deseja adotar para reduzir os sinais.

Continuar Lendo  Melhor Escova Progressiva para Cabelo Afro

Entre as técnicas mais populares estão aplicações de laser, peelings químicos ou microdermoabrasão (aparelho que faz uma leve escoriação na pele e incentiva o aparecimento de novas fibras elásticas). Estes tratamentos não garantem a eliminação total das estrias, mas suavizam os sinais.

Mais dicas para evitar estrias na gravidez e não prejudicar o bebê

Quer mais dicas para ficar ainda mais bela neste novo ano? Então não deixe de conferir nossas dicas sobre esse e diversos outros assuntos, fique bem informada aqui no Mundo das Tribos!

Top